Siga nas redes sociais

Search

Tecnologia, sustentabilidade e bem-estar com o design biofílico

Foto: Yhuri Ramos/divulgação.

Você já percebeu como a natureza tem ganhado cada vez mais destaque na decoração? Seja em vasos com plantas distribuídos em casa ou no escritório quanto em materiais, trazendo os elementos da natureza para os ambientes, tornando a decoração mais agradável aos sentidos.

Este estilo é definido como design biofílico, uma abordagem de design que busca conectar as pessoas com a natureza, incorporando elementos naturais nos espaços construídos. O termo “biofilia” refere-se à nossa conexão inata com a natureza e aos benefícios que experimentamos quando estamos em contato com ela.

O design biofílico pode incluir elementos como luz natural, plantas, água, materiais naturais, paisagens, vistas panorâmicas e outros elementos que evocam a sensação de estar em um ambiente natural. Esses elementos podem ser incorporados em interiores, exteriores ou em ambos.

Além de criar espaços estéticamente agradáveis, o design biofílico oferece muitos benefícios para a saúde e bem-estar dos ocupantes. Estudos mostram que a exposição à natureza pode reduzir o estresse, melhorar a concentração e produtividade, além de diminuir a pressão arterial e os batimentos cardíacos.

A indústria também está de olho nestes benefícios e já tem desenvolvido diversas soluções tecnológicas para incorporar o design biofílico em materiais de construção e acabamentos, como forma de promover a conexão dos ocupantes com a natureza.

Por exemplo a utilização de revestimentos de parede e piso que imitam texturas e padrões encontrados na natureza, como folhas, cascas de árvores e pedras. Esses revestimentos podem ser fabricados em materiais sintéticos, como cerâmica e vinil, tornando-os acessíveis e fáceis de instalar.

Se olharmos pelo viés do ESG, o design biofílico também pode ser uma estratégia eficaz para edifícios sustentáveis, pois pode reduzir o consumo de energia e o impacto ambiental. Por exemplo, a utilização de luz natural pode reduzir a necessidade de iluminação artificial, e a instalação de jardins verticais ou telhados verdes pode ajudar a reduzir o efeito de ilhas de calor nas cidades.

Uma excelente alternativa para promover a conexão das pessoas com a natureza, melhorar a qualidade de vida dos ocupantes, além de contribuir para a sustentabilidade do ambiente construído. Por aqui adoramos incluir plantas e flores nos ambientes que projetamos, além da beleza, garantimos também que os ambientes transmitam um respiro da natureza para o dia-a-dia agitado!

Leia outras colunas da Luciana Mendes clicando aqui.

Compartilhe

CEO da La Decora

Leia também

Receba notícias no seu e-mail