Siga nas redes sociais

Search

5 livros sobre marketing que todo empresário deveria ler

Foto: divulgação.

Com 188 livros lidos em 173 semanas, segundo atualização do meu Kindle, acredito que posso me considerar uma serial reader, oficialmente. Harry Truman disse que “leaders are readers”, que líderes são leitores, algo que também defendo.

O hábito de leitura veio de casa, fui alfabetizada em casa, antes mesmo de ir para o colégio. A leitura é a fonte mais simples e mais barata de informação, já que com o valor de uma pizza, você pode adquirir um conhecimento imensurável, com o poder oferecer uma nova perspectiva, o insight que faltava, a última peça do quebra-cabeça.

Dos grandes autores aos mais “lado B”, passando por temas dos mais distintos, desde Kaballah até nutrição, eu leio praticamente de tudo, e um dos meus temas preferidos é sobre marketing. Aqui estão os 5 livros que moldaram parte do meu método de trabalho:

  • As 22 consagradas leis de propaganda e marketing, do Michael Neumann

Eis um livro que eu gostaria de ter lido mais cedo, na minha carreira. De maneira simples e didática, apresenta 22 leis de Marketing e Propaganda, como a Lei da Simplicidade, da Simpatia, do Elefante de Prata, além dos “crimes” na comunicação, como os Crimes da Pesquisa, da Lógica e da Auto-Importância. Uma lição para guardar: O bom não recebe aquele tapinha nas costas, em coquetéis, nem fica com a mesa cheia de cartas de elogios, nem dá entrevistas. O que é somente bom não gera emoção.

  • Storytelling, de Carmine Gallo

Imagine aprender a contar histórias envolventes como Steve Jobs, Oprah, Tony Robbins, Mandela e outros grandes líderes da humanidade. Explorando recursos que fascinam a humanidade desde a época paleolítica, as histórias. Construção de cenas, arcos dramáticos, identificação com os personagens e seus conflitos são alguns dos ingredientes apresentados pelo autor. Uma lição para guardar: “mude sua história, mude sua vida”.

  • Armas da Persuasão, de Robert Cialdini

A obra clássica do “Pai dos Gatilhos Mentais”, Cialdini explora seis princípios psicológicos que direcionam o comportamento das pessoas, como o Gatilho da Reciprocidade, Autoridade e Escassez. Uma leitura acessível e indispensável não só para quem tem interesse em marketing, mas para qualquer pessoa que esteja envolvido com vendas e negociação. Uma lição para guardar: “as informações não precisam ser censuradas para que as valorizemos mais; basta que sejam escassas”.

  • Posicionamento, de Al Ries & Jack Trout

De caráter um pouco mais técnico, um dos meus livros preferidos sobre marketing é o tradicional “Posicionamento”, um termo que ficou perdido nos dias atuais de social media. Posicionamento não é tomar partido, ter um título ou uma paleta de cores. Posicionamento é uma construção na mente do seu cliente. É um livro sobre estratégia de marketing. Os autores demonstram que as marcas que tem a oportunidade de serem as primeiras em algum segmento, tem capacidade de ter uma participação de até quatro vezes no mercado. E essa relação na mente do consumidor é uma construção a longo prazo. Falou refrigerante, é difícil não lembrar da Coca-Cola. Uma lição para guardar: marketing é uma guerra mental. São as ideias que estão na cabeça das pessoas que determinam se um produto terá sucesso ou não.

  • Hit Makers: como nascem as tendências, de Derek Thompson

O que torna algo um hit? Porque algumas boas ideias fracassam e outras simplesmente viralizam? Esse é o grande questionamento do livro Hitmakers, um livro cheio de momentos “a ha”. O autor nos apresenta que os consumidores são ao mesmo tempo, neofílicos (gostam de novidades) e neofóbicos (avessos às novidades). Explorando vários cenários, desde música, cinema, produtos e até mesmo a epidemia de cólera, é uma leitura super interessante e divertida. Uma lição para guardar: “estamos eternamente reprisando as ansiedades e alegrias das culturas passadas”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail