Siga nas redes sociais

Search

Como a diversidade no captable da empresa pode ser um diferencial

Foto: Maykol Nack/divulgação.

O captable é um documento que lista a distribuição de ações ou cotas da empresa entre seus proprietários ou investidores. E é nele que podemos verificar como está a saúde da empresa, bem como prever até mesmo como será a trajetória da organização em futuras rodadas de investimentos.

A diversidade é um assunto que deve ser pauta principal em qualquer negócio, uma vez que os números demonstram o quanto eles trazem de diferencial para dentro da empresa.

E quando falamos na saúde do negócio, a diversidade no captable significa que há uma representação significativa de indivíduos de diferentes origens, como gênero, raça, etnia, orientação sexual, entre outros, podendo trazer diversos benefício, como:

  1. Atração de talentos: As empresas que têm uma diversidade significativa em seu captable podem ser vistas como mais inclusivas e acolhedoras por potenciais prestadores de serviço. Isso pode ajudar a atrair e reter talentos diversos, que podem trazer perspectivas únicas e valiosas para a empresa.
  2. Identificação de oportunidades de mercado: A diversidade pode permitir que a organização identifique oportunidades de mercado que podem ter sido ignoradas anteriormente devido à falta de perspectivas diversificadas.
  3. Melhoria da tomada de decisões: Ajuda a empresa a tomar decisões mais informadas e precisas, pois permite que diferentes perspectivas sejam consideradas. Isso pode levar a uma tomada de decisão mais completa e bem embasada.
  4. Aderência ao número maior de clientes: Empresas que valorizam a diversidade e a inclusão em sua estratégia de negócios podem ser vistas como mais progressistas e socialmente responsáveis, com isso fortalece a imagem da marca e aumenta a lealdade do cliente, além de entender de uma diversidade de públicos.
  5. Atrair novos investidores: o mercado de investimentos busca oportunidades e organização inovadoras e de forma totalmente interligada com a diversidade, esta poderá ser um diferencial no seu aporte financeiro e até mesmo na qualificação da sua rodada de investimentos.

Em resumo, a diversidade no captable do negócio pode ser um diferencial de mercado importante, trazendo benefícios para a atração de talentos, identificação de oportunidades de mercado, melhoria da tomada de decisões, fortalecimento da imagem da marca e futuras rodadas de investimentos.

Leia outras colunas da Camila Dutra clicando aqui.

Compartilhe

CEO da X-Plan Consultoria Legal, fundadora do movimento EUCONECTO e conselheira consultiva

Leia também

Receba notícias no seu e-mail