Siga nas redes sociais

Search

Early exit: a estratégia de saída em alta, ganha espaço no mercado de M&A brasileiro

Foto: divulgação.

Por Rafael Assunção, fundador e managing partner da Questum.

Com a mudança na oferta de capital no mercado de M&A brasileiro, o early exit tem se tornado uma tendência cada vez mais atrativa entre empreendedores e investidores. Essa estratégia consiste em sair do negócio no topo da curva de valor da empresa, maximizando a quantia recebida e evitando um valuation que tenha menos liquidez. O momento também é favorável quando se considera o aquecimento do mercado global de M&A. De acordo com a PitchBook -NVCA Venture Monitor, embora tenha ocorrido uma breve desaceleração do setor no último ano, o número de saídas fechadas por meio de aquisição foi maior do que no ano anterior.

Tenho uma visão bastante alinhada a do  investidor de capital de risco e autor do livro “Early Exits – Exit Strategies for Entrepreneurs and Angel Investors”, Basil Peters. Ele defende que essa estratégia seja utilizada para alcançar uma negociação que deve maximizar o valor recebido. De modo pragmático, o early exit propõe uma saída estratégica e em condições reais, considerando uma faixa de preço em que existem compradores dispostos a adquirir.

E esses investidores estão animados. Segundo o Global M&A Report 2023, da Bain & Company, players experientes irão aproveitar o contexto econômico global para fazer os melhores acordos, focando, principalmente, em negócios de médio e pequeno porte. Isso porque, apresentam menor risco e complexidade regulatória. Os motivos para buscar um M&A continuam sendo a busca estratégica por expansão, construção de novos motores de crescimento e resolução de lacunas.

Apesar do momento propício, é preciso ter em vista que para cada startup, há um número limitado de possíveis compradores, e entre eles, há historicamente um valor máximo que estão dispostos a pagar por uma aquisição. Por isso, o early exit não deve ser visto como uma saída precipitada dos empreendedores, antes que a startup atinja a maturidade. Pelo contrário, pode ser a melhor alternativa para quem está empreendendo, especialmente considerando que nem todo negócio irá abrir capital na bolsa ou se tornar um unicórnio. Entender esse momento para planejar como atingir as condições para que o negócio alcance seu maior valor potencial para despertar o interesse desses investidores e gerar um bom acordo para todas as partes envolvidas é o caminho que precisa ser percorrido pelos empreendedores.

É importante que esses fundadores e investidores considerem o early exit como uma opção viável para maximizar o valor recebido em uma negociação. É essencial contar com uma assessoria experiente e cautelosa para que essa estratégia se converta em um ótimo negócio, gerando benefícios para todas as partes envolvidas.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail