Siga nas redes sociais

Search

A teoria do encontro: qual é a sua verdade?

Foto: divulgação

Minha missão têm sido de inspirar outros, especialmente empreendedores, a encontrarem seus caminhos a fim de que possam ser mais felizes em suas vidas pessoais e profissionais.

O descobrir de “quem somos” e “por que somos” são pilares para o encontro da verdade de cada um de nós. Verdade esta que é pedra fundamental para a construção de nossas jornadas.

A Teoria do Encontro pode ajudá-lo a encontrar sua própria verdade, composta pelo trinômio essência, vocação e day one.

1. ESSÊNCIA

A essência de todos nós, aquilo que somos intrinsecamente, de maneira inata, é a primeira etapa do encontro da nossa própria verdade. Cada um possui um objetivo, uma missão no mundo. No universo do empreendedorismo, essa essência pode ser por exemplo o compartilhamento de conhecimentos e de experiências. O meio mais eficaz de se alcançar o que se deseja é através da busca pelo conhecimento e, para que isso ocorra, a vontade de fazer é essencial. Além disso, todo e qualquer empreendedor precisa vestir e balancear simultaneamente dois “chapéus” no contínuo processo de descoberta e lapidação de sua essência.

O primeiro deles, o da pessoa física, representa aquilo no que organicamente somos “bons”, o que muitas chamamos de “condição inata”, atividade que nascemos com capacidade para desempenhar naturalmente. Inclusive, sempre ressalto em meus eventos, não devemos esquecer ou deixar de lado aquela nossa “esquisitice” de infância, pois quando nutrida com aquisição contínua de conhecimento e experiências, pode se tornar nosso grande diferencial competitivo na vida adulta. Muitas vezes o sistema educacional nos instiga a fortalecermos os pontos em que somos mais fracos. No entanto, eu acredito que o contrário deve ser feito. Devemos ser bons no que somos medianos e sermos espetacularmente excelentes no que somos bons.

Devemos ser bons no que somos medianos e sermos espetacularmente excelentes no que somos bons“. (Fernando Seabra)

O segundo chapéu, nós como pessoa jurídica, refere-se a importância de criarmos a capacidade de identificar, atrair e nutrir pessoas que nos complementem. Para isso, é preciso buscar indivíduos que, mesmo não sendo necessariamente próximos, possuam competências complementares e compartilhem a mesma visão de mundo que temos. Dessa forma, a troca de experiências nos enriquece, criando conhecimento coletivo, promovendo o desenvolvimento mútuo e o fortalecimento de equipes.

  • 1.1 COMPARTILHAR

Minha essência é composta por compartilhamento. Conhecimento, experiências, ideias, tudo é válido. Quando mais compartilhamos com os outros, mais aprendemos, fortalecemos e enriquecemos a nós mesmos. Ademais, incentiva também o estreitamento de laços e parcerias. Esse ato só tem a adicionar, nunca a subtrair. Quando compartilhamos tudo que sabemos, juntos criamos algo que não sabemos.

2. VOCAÇÃO

O segundo pilar da Teoria do Encontro é o da Vocação, esta derivada do latim “chamare”, que significa “chamamento”. É uma inclinação, uma tendência ou habilidade que leva o indivíduo a exercer uma determinada carreira ou profissão. Empreendedores devem considerar que o real valor das coisas não está no que nos é dado, mas sim, conquistado. Os seres humanos são seres de essência única, cada um com seu próprio chamado e caminho a ser trilhado. Devemos seguir em busca do que queremos com persistência, perseverança e proatividade. A jornada de um empreendedor nunca é fácil, com altos e baixos por todos os lados. É preciso, porém, ter muita coragem. Como disse meu mestre e professor, pai da administração moderna:

“Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem” (Peter F. Drucker).

  • 2.1 EDUCAR

Após iniciar minha jornada empreendedora, tive a oportunidade de assumir o cargo de diretor do DEMPI (Departamento das Micros e Pequenas Indústrias da FIESP). Nessa posição, eu tinha a responsabilidade de transmitir conhecimentos teóricos e práticos para outros empreendedores. Foi nesse momento que descobri minha verdadeira vocação: a de educar. Com base em nossas experiências, enfrentamos situações que nos agregam valor e nos ensinam valiosas lições de vida. Com frequência, esses caminhos nos levam a descobrir nossa verdadeira vocação, como aconteceu comigo.

3. DAY ONE

O terceiro pilar, que chamo de day one, envolve a descoberta do propósito que nos move, a combinação entre nossas habilidades e a razão pela qual estamos neste mundo. É o momento em que nos conscientizamos e nos inspiramos, quando a famosa “virada de chave” acontece: percebemos a razão da nossa existência, qual é a nossa missão e legado. Essa descoberta nos permite alcançar a essência do que somos, e cabe a nós desenvolvê-la e utilizá-la em nosso próprio benefício.

  • 3.1 O PODER DOS RELACIONAMENTOS

Quando pequeno, por volta dos 10 anos de idade, acompanhava minha mãe ao supermercado, e enquanto pesquisava as prateleiras de produtos de higiene e beleza, me dei conta do quanto eu era diferente de outras crianças com quem convivia na escola. Enquanto elas brincavam com seus brinquedos reais, minha diversão era brincar com os frascos de cosméticos usados que meu pai trazia para casa a fim de testar suas criações. Com os frascos, eu e meu irmão caçula fazíamos imaginários carrinhos de corrida e patinhos de borracha. Ali, percebi que o que levaria a empresa do meu pai ao sucesso seriam as relações conquistadas com o cuidar e olhar ao outro. E em uma fração de segundo, entendi o que era o varejo e o modelo de vendas direta. Naquele exato momento, vivi meu Day One, que para mim é o Poder dos Relacionamentos. No mundo dos negócios, estabelecer bons relacionamentos é vital para o sucesso. No universo empreendedor, são as conexões que nos ajudam a ganhar espaço, não as competições. Para alcançar um patamar de inteligência em negócios, é preciso focar nas pessoas, em suas relações e como se comunicam. Afinal, as empresas e organizações que promovem inovações são formadas por pessoas e pelo relacionamento desenvolvido entre elas.

4. CONSTRUINDO RELAÇÕES SUSTENTÁVEIS

Uma maneira de manter o poder dos relacionamentos sempre presente de maneira positiva é através do Networking Sustentável, teoria que criei e desenvolvi através da teoria dos 3I’s: desenvolvendo a cultura de networking sustentável. Nesta teoria, apresento que existem 3 tipos de networking. O Networking Interesseiro, o Interessado e o Interessante. O Networking Interesseiro é falso, fajuto. As pessoas o usam para promover a si próprias e somente a fim de conseguir algo que almejam. É um networking efêmero, uma via de mão única. Devemos sempre tê-lo em conta quando nos relacionarmos com alguém, para nunca o utilizar, mas com ele aprender. O Networking Interessado tem como base a escuta ativa. Precisamos ouvir com atenção o que a outra parte tem a expressar, nos interessarmos pelo que ela tem a compartir e fazer perguntas a respeito. O Networking Interessante é aquele que através de histórias e nosso arcabouço promove uma ligação com a outra pessoa, algo que estreitará ainda mais a relação. Necessitamos nos manter presentes e também nos interessar ao que o outro tem a nos proporcionar, a compartilhar. O Networking Sustentável é o fruto da união em sermos interessantes aos outros e interessados nos outros, e não interesseiros do que esta nova relação possa nos proporcionar. É essencial para que o Day One seja efetivo no cenário empreendedor.

5. FÓRMULA DO ENCONTRO

A Teoria do Encontro é composta pelo trinômio Essência (E), Vocação (V) e Day One (D). Trinômio é um conceito derivante de uma noção grega que se pode traduzir como “três partições”. O termo é usado no âmbito da matemática com referência à expressão algébrica.

Teoria do Encontro = E + V + D

Para mim, como vimos acima, o trinômio é composto por:

Fernando Seabra = Compartilhar + Educar + Poder dos Relacionamentos

A MINHA VERDADE CRIOU O CLUBE BORAFAZER

Durante minha jornada pessoal e profissional, adquiri conhecimentos valiosos através de muitas experiências. Com o tempo, minha verdadeira essência se tornou clara para mim. Usando o poder dos relacionamentos, minha vocação e minha essência, criei o Clube BoraFazer, que representa a união perfeita dos três elementos da Teoria do Encontro.
O Clube BoraFazer é uma comunidade do ecossistema de inovação com o objetivo de fomentar o empreendedorismo através da colaboração, compartilhamento de conteúdos, experiências e networking sustentável. Através de minhas vivências, encontrei a Minha Verdade. E você, qual é a sua verdade?

Faça parte do Clube BoraFazer clicando aqui.

Compartilhe

Idealizador do Clube BoraFazer, CEO da Seabra Academy, investidor-anjo, board advisor Pool I.A. da Bossa Invest, mentor do Planeta Startup, advisor no Batalha das Startups, avaliador Shark Tank Brasil, Meet the Drapers Brasil e Startup World Cup, sendo o brasileiro que mais participou como mentor e avaliador de reality shows de startups na TV mundial.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail