Siga nas redes sociais

Search

Fabricante da famosa Laranjinha completa 80 anos

Foto: divulgação.

Fabricante da famosa Laranjinha, a Água da Serra está completando 80 anos. A data será comemorada com uma festa para os funcionários no dia 13 de maio, em Braço do Norte.

A celebração será com um resgate da história e também com homenagens a profissionais a partir de 5 anos de empresa. Dos 130 colaboradores do quadro, 15% receberão uma homenagem especial por trabalharem há mais de 20 anos na companhia.

Fundada em 1943 como Martins e Oliveira Ltda, pelos sócios Pedro de Oliveira Souza, Ciro Martins e José Martins de Souza, a empresa iniciou sua história fabricando gasosas nos sabores framboesa, limão e guaraná, além de Bitter, a primeira bebida quente produzida a partir da cachaça.

Em 1955, a sociedade é desfeita e, sob o comando apenas de Pedro de Oliveira Souza, a razão social muda para Bebidas São Pedro e Cia. É em 1960 que nasce o ícone dos refrigerantes catarinenses, a Laranjinha, mas o nome Água da Serra vem a partir de 1965, com nova mudança de razão social e de proprietário.

O empresário Celso Niehues assume a empresa e muda sua razão social para Fábrica de Bebidas Água da Serra. Na década de 1970, ocorreram duas mudanças na sociedade com a entrada de Guido Niehues, em 1975, e Sérgio Knabben, em 1978.

 A década de 70 também foi marcada por muitos investimentos. A atual sede da empresa foi inaugurada em 14 de maio de 1976, quando a empresa completava seus 33 anos. Em 1980 a terceira geração assume a gestão do negócio e deu-se inicio ao processo de profissionalização.

A partir de 2014, a empresa inicia um processo de governança corporativa, compliance e reestruturação de seus indicadores de performance, resultando em um planejamento estratégico contemplando investimentos em ampliação da sua estrutura e aumento do portfólio de produtos nas linhas de refrigerantes e lançamento da marca de chás Laví e energéticos XP.

O plano de investimentos teve início ainda em 2014 e de lá para cá foram investidos R$ 50 milhões na unidade industrial, sendo a  última etapa, em 2023, a instalação da linha de envase de latas com produção de 1,3 milhão de unidades ao mês. 

Nesse período o parque fabril foi fortalecido com uma nova linhas (uma para fabricação em garrafas pet e outra para envase de vidros), duas novas sopradoras, construção de novo barracão e reforma na estrutura da fábrica antiga, implantação de estações de tratamento de água e esgoto, nova caldeira, além de investimentos em software, hardware, renovação de 100% da frota de veículos e qualificação continuada dos colaboradores.

A ampliação das linhas de produtos visa a expansão nos estados do Sul do Brasil e fortalecer o vínculo com os fãs da marca, aponta o CEO da Água da Serra, Eymard Juceli Frigotto:

“O marco de oito décadas de história preenche nossos corações de felicidade e orgulho. Temos uma tradição e um vínculo muito forte com diversas gerações por conta da identificação com os nossos produtos e principalmente por preservarmos o DNA da empresa de leveza e criatividade. Uma senhora octogenária com o espírito jovem”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail