Siga nas redes sociais

Search

Frahm muda foco do negócio para dobrar de tamanho

André Frahm, gerente de marketing e P&D da Frahm. Foto: divulgação.

Pioneira no lançamento de diversas tecnologias de sonorização no Brasil, como o rádio FM e os primeiros aparelhos de som com entrada USB, bluetooth, tela touch screen e wifi, a Frahm quer dobrar de tamanho nos próximos 5 anos e se consolidar como líder em soluções completas de sonorização de ambientes no Brasil.

Com crescimento anual de 30% em seu faturamento, a companhia possui um parque fabril de 36 mil metros quadrados de área, com 15 mini fábricas em operação e mais de 250 funcionários diretos.

A empresa também mantém mais de 3 mil clientes, entre lojas que vendem os produtos, em todo o território nacional e em países da América Latina.

Para chegar ao marco de dobrar de tamanho, a empresa vem ampliando seus investimentos em tecnologia, novos produtos, experiência do usuário e no lançamento do primeiro Centro de Treinamento de Especialistas Frahm, que deve capacitar e homologar mais de 250 profissionais instaladores e técnicos de som em todos os estados.

Neste mês a companhia também apresentou ao mercado a sua primeira Soundbar Refine 2.1, com potência de 320W, voltada para gerar sonorização de qualidade em ambientes como quartos e salas de estar. 

O lançamento se junta a dezenas de outros equipamentos que fazem da empresa a maior fornecedora brasileira de equipamentos de sonorização. Somente em amplificadores, a empresa já conta com a marca de 200 mil unidades vendidas no país.

De acordo com o diretor geral da empresa, Dirceu Kniess, cerca de 70% do faturamento atual da empresa vem dos projetos personalizados de sonorização para diferentes ambientes, o que justifica os investimentos e o foco em consolidar a liderança no setor:

O planejamento é seguir avançando no crescimento de nossa indústria, disponibilizando no mercado produtos com tecnologia de ponta para oferecer a melhor experiência acústica. Por meio dos projetos personalizados atendemos desde residências, igrejas, empreendimentos comerciais e também aos profissionais da música”.

Da oficina de rádios à liderança nacional em sonorização

Ao todo, a empresa conta com mais de 6 décadas dedicadas a uma história escrita pela música. Tudo começou em Rio do Sul nas décadas de 1950 e 1960, quando seu fundador Norberto Frahm (in memoriam) usava uma bicicleta para buscar os rádios que queimavam na cidade por conta de raios durante as tempestades que caíam na região. Ele levava os aparelhos para casa e consertava as peças dentro de uma pequena garagem, local que originou a Frahm.

Filho de imigrantes alemães nascido em Blumenau, em 1925, desde menino Norberto Frahm era apaixonado por eletrônica e foi ele quem idealizou o primeiro produto oficial da empresa que hoje leva seu sobrenome. Tratava-se de um rádio com uma placa eletrônica composta por um circuito ‘à prova de trovoadas’. 

Desde então, a Frahm vem se transformando e se destacando por ser essencialmente inovadora, criando produtos que acompanham a maneira como as pessoas ouvem música, desde o tempo das radionovelas até a atual era dos streamings.

Norberto deixou um legado de determinação, inovação e progresso. Mais de 60 depois a inovação se mantém como uma das marcas registradas da Frahm”, destaca Dirceu.

Segundo André Teixeira Frahm, neto de Norberto Frahm e um dos membros da família que participa ativamente do negócio como gestor de P&D e marketing, a inovação é algo latente no dia a dia da empresa, reconhecida como a pioneira na criação da 1ª caixa de som amplificada e também a 1ª caixa com entrada USB e conexão bluetooth do Brasil.

Entre os anos de 1994 e 2017, a companhia deteve ainda a liderança na comercialização de caixas de som multiuso, incluindo os sistemas de áudio utilizados por grandes redes varejistas. E desde então, está dedicada a atender as demandas das lojas especializadas em sonorização de ambientes.

Nos últimos cinco anos mudamos nossa estratégia de negócios e passamos a priorizar os projetos de sonorização, que representam a maior parte do nosso faturamento. Mais do que produtos, acreditamos que levamos sensações e experiências através da música para nossos consumidores, e dia após dia buscamos inovação e tecnologia com o empenho de fazer sempre o melhor para nos posicionarmos como líderes em sonorização de ambientes”, conclui.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail