Siga nas redes sociais

Search

Painel da Expogestão vai abordar desafios e caminhos para a construção da indústria do amanhã

Foto: divulgação/FIESC.

A indústria representa mais de 21% do PIB brasileiro, responde por 70% das exportações de bens e serviços, concentra quase 70% do investimento empresarial em pesquisa e desenvolvimento e é responsável por um terço dos tributos federais.

Estas informações do Portal da Indústria, da CNI, dão a exata dimensão da relevância que o setor tem para a economia nacional. É com esta responsabilidade de locomotiva do setor produtivo que a indústria precisa evoluir e se reinventar de forma permanente para se manter competitiva.

Para analisar tendências e compartilhar práticas inovadoras que garantam saltos de performance, qualidade e tecnologia, o palco da ExpoGestão recebe executivos que são referência no país e no exterior no painel O Futuro da Indústria, liderado pela Federação das Indústrias de SC (FIESC).

Estarão no painel Mario Cezar de Aguiar, Presidente da FIESC, Fernando Cestari de Rizzo, CEO da Tupy, Giuliano Donini, CEO da Marisol e presidente da Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Moda da Fiesc e Otávio Rodacoswiski, diretor geral da fábrica do BMW Group em Araquari. O mediador será José Eduardo Fiates, diretor de inovação e competitividade da FIESC.

Na visão de José Eduardo Fiates, as organizações têm desafios em três âmbitos: o primeiro é dentro das próprias empresas, o segundo na cadeia econômica do segmento e o terceiro é a conjuntura global:

O papel do CEO é decisivo. Por isto, precisa estar cada vez mais preparado, atento e sensível para rever com urgência processos, produtos e dinâmicas do mercado. É preciso dar saltos em performance, competitividade qualidade e tecnologia”.

De acordo com o executivo, há três caminhos para esta reinvenção: o incremental, com melhorias e avanços dentro do core business da organização, o inovador, com novas iniciativas, novos canais ou negócios adjacentes, por exemplo, e o disruptivo, com modelos de negócios, produtos ou serviços completamente diferentes dos que são oferecidos atualmente pela companhia.

O painel mostrará como o setor está se reinventando, trará reflexões sobre inovação, competitividade, tendências e uma necessidade cada vez maior de colaboração entre as empresas para que o setor se reinvente de fato para continuar sendo a locomotiva da economia brasileira.

O evento acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho, na Expoville, em Joinville. Os ingressos podem ser adquiridos clicando aqui.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail