Siga nas redes sociais

Search

Startup do PR investe na atenção ao motociclista e capta R$ 5 milhões

Foto: divulgação.

O sucesso do mercado de duas rodas no Brasil colocou um desafio para a startup curitibana Motonic: criar produtos e serviços inovadores para o crescente número de motociclistas.

Nos últimos dez anos, o número de motociclistas habilitados em todo o país passou de 23,3 milhões para 35,2 milhões, um crescimento de 50%, segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

Com apenas 2 anos de atuação, a empresa já começa a responder essa demanda com uma série de práticas e inovações que atendem motociclistas. A principal inovação é o Motonic Pass, serviço de manutenção de motos por assinatura.

A solução permite que o motociclista tenha acesso a diversos serviços de manutenção do veículo a um preço muito mais baixo do que se os executasse separadamente.

Entre os serviços inclusos estão a troca de óleo motor, troca de kit relação, manutenção de freios, filtros, troca de pneus e revisão periódica. 

Uma grande vantagem da manutenção periódica com assinatura, claro, é a economia, além do aumento da vida útil da própria moto. Mas nossa preocupação central é a segurança do motociclista, e o equipamento bem cuidado é uma ferramenta para isso, pois a falta de manutenção é uma das principais causas de acidentes“, explica o CEO da empresa, Rodolpho Marques do Carmo.

A Motonic surgiu como braço de inovação da Magnetron, indústria que há mais de 60 anos desenvolve e comercializa componentes elétricos e mecânicos para motocicletas.

A startup acaba de receber capital seed do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, dentro do BRDE Labs, programa criado para apoiar empresas inovadoras e acelerar o desenvolvimento da região SUL. 

O aporte financeiro, de R$ 5 milhões, será utilizado no aperfeiçoamento tecnológico da solução, além de novas unidades físicas para a execução dos serviços. 

Além disso, a startup também passa a fazer parte da Hotmilk, ecossistema de inovação da PUC-PR que já acelerou e incubou mais de 350 novos negócios.

Rodolpho revela que o próximo passo é a expansão dos pontos físicos de atendimento e o desenvolvimento da plataforma digital:

Nossa ideia central é desenvolver produtos e serviços para melhorar a vida dos motociclistas. Queremos criar relações duradouras com as pessoas, independente do modelo da moto ou da atividade que exercem“.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail