Siga nas redes sociais

Search

Startup que desenvolve solução para arquitetos alcança 30 mil em mais de 10 países

Rene Marcel, Diego Locatelli Tadeu e Diogo Veluza, líderes da startup. Foto: Divulgação

Depois de surgir como um protótipo e de passar por um programa de aceleração, a startup Collection, de Maringá (PR), decolou.

A plataforma, que permite a arquitetos e designers de interiores o uso de itens reais em seus projetos, possui mais de 30 mil profissionais cadastrados, com 1,5 mil acessos diários.

O negócio que existe há menos de três anos tem faturamento milionário dobrando a cada ano. A solução está presente em mais de dez países, em todos os estados brasileiros e em mais de 1,6 mil cidades. Em média, são 5.793 usuários e mais de 12 mil projetos mensais.

Um primeiro negócio, um software para lojas de materiais de acabamentos, deu a ideia da solução para arquitetos e designers.

A plataforma funciona como um plug-in para programas de criação de projetos, contendo mais de 10 mil materiais que existem no mercado.

Na segunda versão, em lançamento, os arquitetos e designers poderão elaborar, de forma completamente automática, o memorial descritivo dos projetos, uma lista de produtos aplicados que se torna uma lista de compras.  

Normalmente, o profissional apresenta imagens em 3D com propostas de produtos genéricos como pisos, louças, cadeiras, mesas. Depois de aprovado pelo cliente, transforma o projeto em algo real. Invertemos essa ordem. E, nesta segunda versão, conseguimos que uma tarefa burocrática e chata do dia a dia, que é criar manualmente um memorial descritivo com tudo que foi usado nos projetos, passe a ser totalmente automática”, explica o CEO da startup e arquiteto, Diogo Veluza.

Além de expandir o uso da solução com a novidade, a startup quer colaborar com o crescimento de profissionais parceiros.

Nascemos como um protótipo e fomos ganhando escala a ponto de nos tornarmos referência. Sabemos que entre 80% e 90% dos escritórios de arquitetura no Brasil têm até cinco pessoas e que a profissionalização pode ser um desafio. Por isso, oferecendo uma solução inovadora, temos o objetivo de colaborar com o crescimento de parceiros”, ressalta.

Essa visão também está atrelada ao apoio encontrado em parceiros locais, a exemplo da aceleradora Evoa e do Sebrae/PR

A startup está se preparando para ser uma das maiores plataformas para arquitetos do Brasil. O time construiu toda a jornada de uma startup. Da ideação até a aceleração pela Evoa Aceleradora em um curto espaço de tempo e, hoje, é acompanhada pelo programa Top 10, uma ação do Sebrae para startups promissoras da região. Esses resultados são só uma mostra da qualidade do ecossistema de inovação de Maringá e região”, comenta o consultor do Sebrae/PR, Nickolas Kretzmann.

Para as próximas etapas, a intenção é desenvolver funcionalidades como possibilitar aos clientes finais fazer orçamentos e comprar produtos.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail