Siga nas redes sociais

Search

Empresa de SC investe em tecnologia e quer crescer 500% até 2025

Foto: Andre Kopsh.

Na última terça-feira, dia 27 de junho, a Vektor Energia, de Joinville, fez o lançamento de duas inovações durante a ExpoGestão. A plataforma de inteligência de dados Insight Energy e o aplicativo Easy Energy fazem parte de um projeto inédito que tem por objetivo oferecer aos consumidores do Mercado Livre de Energia suporte na tomada de decisões na contratação de energia elétrica.

Recentemente, a empresa recebeu uma linha de crédito de R$ 3,5 milhões do BRDE para investir em tecnologia. Abaixo, confira uma entrevista exclusiva com o CEO da Vektor Energia, Sandro Bittencourt de Souza.

O que o aplicativo Easy Energy oferece aos consumidores?

Sandro: O Easy Energy é um aplicativo alinhado aos nossos valores, que tem como alicerce a transparência e o compartilhamento de informações. Acreditamos que todos devem ter acesso a esses dados para tomar a melhor decisão na hora de contratar a sua energia. Por isso, nosso aplicativo foi pensado para ser simples e objetivo. Nossa plataforma traz os principais indicadores do setor elétrico e uma visão de preço de longo e curto prazo; esperamos que os nossos clientes tenham sempre essas informações em mãos e possam entender um pouco mais sobre a correlação entre essas variáveis e o mercado de energia.

Qual é o diferencial da plataforma Insight Energy?

Sandro: Até hoje as informações contidas na nossa plataforma Insight Energy eram restritas somente às comercializadoras, que utilizavam esses dados para tomar as suas decisões. O que nós estamos lançando no mercado é uma inovação, que permite que o consumidor tenha acesso a esses indicadores e possa fazer suas próprias análises de modo eficaz. Grandes grupos econômicos, por exemplo, vão poder inserir as suas informações e obter uma visão de preços de acordo com o seu perfil.

O que muda para o cliente ter essas informações em mãos? 

Sandro: O objetivo de trazer esses dados é oferecer aos consumidores suporte na tomada de decisões, evitando, por exemplo, situações em que o consumidor sente que tomou a decisão errada ou que foi orientado de forma equivocada. Toda a parte operacional continua sendo de responsabilidade da gestora. A nossa plataforma visa trazer o consumidor para o conhecimento da decisão em si.

Empresas que são atendidas por outras gestoras também podem ser beneficiadas com a plataforma? 

Sandro: Sim, a nossa plataforma foi desenvolvida para atender consumidores, geradores e também gestoras. Em breve iremos adicionar mais um módulo (à plataforma) que trata da questão da exposição de riscos, porque além dos clientes esses indicadores são muito importantes também para os gestores.

Recentemente, a Vektor Energia divulgou uma estimativa de crescimento de 500% até o ano de 2025. A que se deve essa expectativa? 

Sandro: Além de todo o investimento na base tecnológica – estamos investindo mais de R$ 3 milhões na plataforma de gestão para os clientes B2B e B2C -, a própria expansão do Mercado Livre de Energia, com a Portaria Nº 50, que abriu o Mercado Livre para todos os consumidores conectados à rede de Alta Tensão em setembro do ano passado foi decisiva para alcançarmos essa estimativa. A estatística do mercado aponta que nos próximos anos vamos ter 72 mil unidades consumidoras elegíveis para o Mercado Livre de Energia, um cenário muito positivo para o setor.

A Vektor Energia está presente em quais regiões atualmente?

Sandro: Nós já migramos mais de 300 empresas para o Mercado Livre de Energia, sendo que 85% delas são de Santa Catarina, mas temos clientes praticamente em todas as unidades da federação. Atualmente, estamos presentes também em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e Mato Grosso. A ideia agora é montar um escritório no Nordeste.

Qual é a previsão de lançamento da próxima inovação? 

Sandro: A gente pode entender que a plataforma Insight Energy é apenas um lado estratégico de uma plataforma global, que vai unificar tanto o aplicativo Easy Energy (já disponível para download gratuito) a uma ferramenta mais completa, que envolve não somente dados mas todo um conteúdo voltado para a gestão. Estamos com previsão de lançamento do próximo módulo, já com novas atualizações, até o final de 2023. Na próxima ExpoGestão, em 2024, já vamos ter uma ferramenta mais consolidada e completa para apresentar ao mercado. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail