Siga nas redes sociais

Foto: divulgação.

Collabs comprovam que, juntas, marcas são mais fortes

Diego Tulio

Diego Tulio

Sócio-fundador do Villa do Vale Boutique Hotel

Nos últimos anos temos visto uma enxurrada de colaborações entres empresas, seja em âmbito nacional ou internacional. As “collabs” são parcerias entre empresas, pessoas e/ou artistas e influenciadores para a criação de produtos ou serviços em conjunto para conquistar novos públicos e alavancar o marketing de seus negócios.

Podemos citar exemplos de sucesso em praticamente todos os setores. A mais recente colaboração que “viralizou” foi entre a gigante farmacêutica Cimed e a fabricante de doces Fini, que criaram o divertido e inusitado hidratante labial Carmed Fini, com fragrâncias de algumas das balas mais icônicas da marca, Beijos, Bananas e Dentaduras. Pasmem, a expectativa de vendas até o fim do ano foi batida em 20 dias.

Collab entre Carmed e Fini. Foto: divulgação.

Collab entre Carmed e Fini. Foto: divulgação.

Já no mundo da moda, são incontáveis os cases marcantes, mas podemos citar como exemplos: Adidas e M&M’s (inclusive eu tenho esse tênis), Puma e Nickelodeon (também tenho o tênis do Bob Esponja), Hering e NV (essa quem tem é minha esposa). No Natal do ano passado, a carioca Reserva lançou uma coleção exclusiva junto com a marca de brinquedos Estrela, com o slogan “para crianças de até 120 anos”. E no mundo da alta costura, na última semana tivemos, em Paris, o desfile da Louis Vuitton que foi fruto da coleção orquestrada com o rapper Pharrel Williams.

Migrando para o mundo da gastronomia, temos alguns clássicos, como por exemplo Mcdonald ‘s X Ovomaltine, mas também diversas “misturas” inusitadas. Em comemoração aos 100 anos da empresa de alimentos Nestlé, a dona do Leite Moça se juntou à marca Anacapri e, utilizando referências da identidade visual do Leite Moça e dos doces feitos com o alimento, surgiram tênis, chinelos, bolsas, flats, entre outros produtos. Havaianas e Oreo fizeram algo similar.

Collab entre Nestlé e Anacapri. Foto: divulgação.

A catarinense Portobello, fabricante de porcelanatos e revestimentos cerâmicos, lançou um produto em parceria com o renomado Chef de cozinha Alex Atala, a A²to, voltada para cozinha e protagonizada por uma bancada e um carrinho de belíssimo design. O Chef Carlos Bertolazzi assina uma linha exclusiva de louças para a Porto Brasil, e por ai vai.

Poderíamos escrever praticamente um livro com tantos exemplos que poderíamos citar, mas minha provocação é: e colaboração entre “concorrentes”, é possível? Não só é, como ocorre! Isso porque, além de marketing, as empresas acabam conquistando novas fatias de mercado (market share). Um dos cases que vi no meu MBA é o da parceria entre Ambev (empresa de bebidas) com a Pernod Ricard (também de bebidas) para lançar o Beefeater Gin & Tonic. 

Collab entre Ambev e Pernod Ricard. Foto: divulgação.

Explicando: a Ambev não possui em seu portfólio de produtos um gin, mas não podia e nem queria perder o “timing” de lançamento de drinks enlatados prontos para consumo. Assim, ao invés de gastar tempo e dinheiro desenvolvendo um novo produto, se aliou a sua “concorrente” para facilitar todo o processo. Fica a reflexão: como você e seu concorrente podem se ajudar?

Por fim, não podemos esquecer que tudo isso também deve ser enxergado e aplicado no âmbito regional. No Botic Restaurant & Bar, do Hotel Villa do Vale, fazemos questão de utilizar, por exemplo, os queijos da Vermont Queijos e os embutidos da Olho, de Pomerode, na criação de nossos pratos. O universo de possibilidades é infinito e basta ter criatividade e boa vontade. Tem espaço pra todo mundo crescer, e melhor, juntos e colaborando!

Pratos do Botic Restaurant & Bar feitos com ingredientes de marcas de Pomerode. Foto: Melqui Zago.

Compartilhe o conteúdo

Leia também

Estados apresentam novidades na hotelaria de luxo. E SC?

Hospitalidade é muito mais do que hotelaria

Como a Fórmula 1 escapou da falência investindo em experiências?

Receba notícias no seu e-mail