Siga nas redes sociais

Search

Collabs comprovam que, juntas, marcas são mais fortes

Compartilhe

Foto: divulgação.

Nos últimos anos temos visto uma enxurrada de colaborações entres empresas, seja em âmbito nacional ou internacional. As “collabs” são parcerias entre empresas, pessoas e/ou artistas e influenciadores para a criação de produtos ou serviços em conjunto para conquistar novos públicos e alavancar o marketing de seus negócios.

Podemos citar exemplos de sucesso em praticamente todos os setores. A mais recente colaboração que “viralizou” foi entre a gigante farmacêutica Cimed e a fabricante de doces Fini, que criaram o divertido e inusitado hidratante labial Carmed Fini, com fragrâncias de algumas das balas mais icônicas da marca, Beijos, Bananas e Dentaduras. Pasmem, a expectativa de vendas até o fim do ano foi batida em 20 dias.

Collab entre Carmed e Fini. Foto: divulgação.

Collab entre Carmed e Fini. Foto: divulgação.

Já no mundo da moda, são incontáveis os cases marcantes, mas podemos citar como exemplos: Adidas e M&M’s (inclusive eu tenho esse tênis), Puma e Nickelodeon (também tenho o tênis do Bob Esponja), Hering e NV (essa quem tem é minha esposa). No Natal do ano passado, a carioca Reserva lançou uma coleção exclusiva junto com a marca de brinquedos Estrela, com o slogan “para crianças de até 120 anos”. E no mundo da alta costura, na última semana tivemos, em Paris, o desfile da Louis Vuitton que foi fruto da coleção orquestrada com o rapper Pharrel Williams.

Migrando para o mundo da gastronomia, temos alguns clássicos, como por exemplo Mcdonald ‘s X Ovomaltine, mas também diversas “misturas” inusitadas. Em comemoração aos 100 anos da empresa de alimentos Nestlé, a dona do Leite Moça se juntou à marca Anacapri e, utilizando referências da identidade visual do Leite Moça e dos doces feitos com o alimento, surgiram tênis, chinelos, bolsas, flats, entre outros produtos. Havaianas e Oreo fizeram algo similar.

Collab entre Nestlé e Anacapri. Foto: divulgação.

A catarinense Portobello, fabricante de porcelanatos e revestimentos cerâmicos, lançou um produto em parceria com o renomado Chef de cozinha Alex Atala, a A²to, voltada para cozinha e protagonizada por uma bancada e um carrinho de belíssimo design. O Chef Carlos Bertolazzi assina uma linha exclusiva de louças para a Porto Brasil, e por ai vai.

Poderíamos escrever praticamente um livro com tantos exemplos que poderíamos citar, mas minha provocação é: e colaboração entre “concorrentes”, é possível? Não só é, como ocorre! Isso porque, além de marketing, as empresas acabam conquistando novas fatias de mercado (market share). Um dos cases que vi no meu MBA é o da parceria entre Ambev (empresa de bebidas) com a Pernod Ricard (também de bebidas) para lançar o Beefeater Gin & Tonic. 

Collab entre Ambev e Pernod Ricard. Foto: divulgação.

Explicando: a Ambev não possui em seu portfólio de produtos um gin, mas não podia e nem queria perder o “timing” de lançamento de drinks enlatados prontos para consumo. Assim, ao invés de gastar tempo e dinheiro desenvolvendo um novo produto, se aliou a sua “concorrente” para facilitar todo o processo. Fica a reflexão: como você e seu concorrente podem se ajudar?

Por fim, não podemos esquecer que tudo isso também deve ser enxergado e aplicado no âmbito regional. No Botic Restaurant & Bar, do Hotel Villa do Vale, fazemos questão de utilizar, por exemplo, os queijos da Vermont Queijos e os embutidos da Olho, de Pomerode, na criação de nossos pratos. O universo de possibilidades é infinito e basta ter criatividade e boa vontade. Tem espaço pra todo mundo crescer, e melhor, juntos e colaborando!

Pratos do Botic Restaurant & Bar feitos com ingredientes de marcas de Pomerode. Foto: Melqui Zago.

Compartilhe

Sócio-fundador do Villa do Vale Boutique Hotel

Leia também

Receba notícias no seu e-mail