Siga nas redes sociais

Search

Klabin avança no manejo sustentável de áreas florestais em SC

Foto: divulgação.

Presente em Santa Catarina há mais de 50 anos, a Klabin segue empenhada em promover uma atuação ambientalmente responsável, que contribua para o desenvolvimento sustentável da região.

Os resultados do empenho da companhia podem ser conferidos no resumo público do Plano de Manejo Florestal da Klabin no estado.

O documento traz importantes dados evolutivos da gestão florestal adotada pela empresa, assim como das ações de educação ambiental implementadas pela empresa.

De acordo com o material, a base florestal alcançou 141 mil hectares, distribuídos em 44 municípios. A empresa possui também florestas no Paraná e São Paulo.

Julio Nogueira, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin, explica que a empresa é pioneira mundial na adoção do manejo florestal em mosaico, com plantios de pínus e eucalipto entremeados às áreas de florestas nativas, preservando, assim, a biodiversidade local:

No escopo florestal de Santa Catarina, as áreas nativas da Companhia representam 49% da base florestal, um volume relevante e que reflete nosso engajamento com uma atuação ambientalmente responsável. Além disso, as florestas plantadas e nativas possuem forte contribuição na preservação do meio ambiente, tanto na proteção da biodiversidade, quanto na manutenção de mananciais“.

Sob ótica da conservação ambiental, as florestas integram a Mata Atlântica, um dos mais importantes biomas brasileiros. Os levantamentos feitos pela companhia em suas fazendas identificaram mais de 880 espécies da flora nativa, sendo que 90 espécies fazem parte de categorias críticas de ameaça de extinção e 534 espécies de fauna silvestre, entre anfíbios, aves, mamíferos, peixes, invertebrados e répteis, dos quais, 421 com status de conservação reconhecidos.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail