Siga nas redes sociais

Search

Qual a diferença da contabilidade digital e convencional?

Foto: divulgação.

Por Luana Menegat, CEO da Razonet Contabilidade Digital.

O surgimento da internet causou tremendo impacto nos mais variados setores. Se olharmos para o passado, fica fácil perceber que hábitos simples do dia a dia mudaram completamente.

Se antes, para ouvir uma música você precisava esperar que ela tocasse no rádio, hoje é possível assinar serviços de streaming e ter acesso imediato a incontáveis álbuns. Esse exemplo se repete quando se trata de filmes, jogos, compras e muito mais.

No entanto, não é só o entretenimento que passou por mudanças (e melhorias) por causa da internet. Graças à popularização do “www”, novos negócios surgiram e empresas dos mais variados nichos aprimoraram seus processos para oferecer uma experiência cada vez melhor para seus clientes.

Um dos setores que mais se beneficiou desse avanço foi a contabilidade. Quem diria que a abertura de uma empresa poderia ser feita através de um computador de forma tão ágil? Esse é um belo exemplo de um processo, antes visto como burocrático e cansativo, mas que aos poucos tem se mostrado rápido e eficiente, graças às ferramentas digitais que temos hoje.

Como você sabe, a contabilidade é parte fundamental de um empreendimento e, por vezes, é vista como o braço direito de qualquer negócio. Saber escolher um contador é um passo de suma importância para se manter dentro da formalidade, podendo impactar diretamente no seu resultado financeiro.

Se você empreende ou deseja começar, precisará contar com uma contabilidade. Então é melhor que você comece a procurar agora mesmo um escritório na sua cidade, certo?

Errado!

Graças a todos os avanços que mencionamos, a contabilidade foi capaz de romper fronteiras e hoje já é possível fazer tudo através da internet. Dessa forma, o poder de escolha do empreendedor aumentou bastante, e hoje você pode escolher a melhor contabilidade para a sua empresa usando critérios de qualidade, e não de localidade.

Isso é o que chamamos de Contabilidade Digital.

Quando pensamos no assunto, geralmente a contabilidade convencional é o modelo que nos vem à mente. E, infelizmente, muitos associam a contabilidade com algo chato, difícil e oneroso. Isso acontece porque antigamente os processos contábeis eram bem mais lentos que hoje em dia e, por vezes, um simples documento era motivo de preocupação.

Nesse formato, os arquivos precisam ser impressos e entregues pessoalmente, além de exigir muito cuidado para guardá-los. Esse modelo também possui limites geográficos, fazendo com que os empreendedores procurem os escritórios mais próximos, e não necessariamente os profissionais mais qualificados.

Claro que devemos admitir que, por muitos anos, a contabilidade convencional serviu muito bem ao seu propósito. Mas se hoje temos acesso a diversas ferramentas online e modelos capazes de tornar tudo mais fácil e rápido, por que não usar?

De forma breve, a “contabilidade digital é o aperfeiçoamento dos serviços contábeis através do uso da internet e de ferramentas digitais”.

Se antes, para abrir a sua empresa era preciso procurar um escritório, marcar uma reunião presencial, levar inúmeros documentos e esperar quase uma eternidade, hoje, com a contabilidade digital, tudo pode ser feito de forma bem mais rápida através de um computador.

A única forma de um novo modelo se tornar melhor que o antigo é oferecer vantagens que o outro não possui. E quando o assunto é contabilidade, essas vantagens são extremamente nítidas no modelo digital.

Muitas coisas acontecem no dia a dia de uma empresa e, por vezes, a organização de documentos importantes acaba por ser negligenciada. A contabilidade digital elimina de vez esse problema, porque toda documentação pode ser enviada online, que é armazenada em nuvem, permitindo que você tenha acesso imediato sempre que necessário.

Além disso, você nunca mais precisará enviar documentos físicos, eliminando o risco de extravio ou furto.

Como tudo é feito 100% online, desde a assinatura do contrato até o envio de documentos, os processos contábeis funcionam de forma muito mais ágil que na contabilidade convencional. Praticamente tudo pode ser consultado e resolvido através de um aplicativo.

O preço da mensalidade é um grande diferencial. Quando uma empresa facilita os processos, ela também acaba reduzindo os custos, resultando em preços mais competitivos. Basta uma pesquisa rápida para perceber que, além dos processos otimizados, a contabilidade digital também pode ser contratada por valores bem mais baixos que o convencional.

Basta escolher a melhor contabilidade, definir o plano mais adequado ao seu negócio e dar prosseguimento à sua empresa.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail