Siga nas redes sociais

Search

Comunicação interna: como engajar pela colaboração

Alfa Comunica
Foto: divulgação

Por Andressa Fabris, fundadora e diretora da Alfa Comunicação e Conteúdo.

Você já imaginou como seria trabalhar em um ambiente onde a comunicação flui livremente, trazendo harmonia e felicidade?

A comunicação tem um poder incrível de unir todos na mesma página e reduzir conflitos. E quando levamos essa magia para o contexto interno de uma organização, seus poderes se multiplicam: engajamento, motivação, orgulho e senso de pertencimento. Tudo isso é fundamental para atrair e reter talentos. Então, por que a comunicação interna é tão negligenciada?

Pesquisas realizadas pelo Great Place to Work mostram que, nos últimos 3 anos, a comunicação interna está entre as 5 prioridades da área de Gestão de Pessoas. Porém, é muito comum perceber o RH sozinho no desafio de fazer as informações fluírem dentro das empresas.

O Marketing vez por outra dá um suporte, outras áreas colaboram, mas quando vem a pesquisa de clima, é sobre o RH que recaem as cobranças. Mas, a comunicação interna não é papel somente dos profissionais de Gestão de Pessoas, ou mesmo do setor de Comunicação, quando a empresa tem um.

Engajando as lideranças

Engajar as lideranças é o primeiro passo para uma comunicação interna eficaz. Elas são os grandes influenciadores e catalisadores de mudança dentro da organização. Porém, é comum que estes, que deveriam ser os porta-vozes da estratégia da empresa, não entendam a importância da comunicação ou simplesmente não tenham disposição para se envolver. Assim como comunicação não é projeto e deve ter atenção contínua dentro da empresa, a capacitação dos líderes também deve ocorrer periodicamente.

Treinamentos vão auxiliar os líderes a perderem o medo, a expressarem claramente suas ideias, ouvirem ativamente suas equipes e adaptarem a mensagem de acordo com o público. Além disso, incentivar a participação ativa dos líderes nos canais de comunicação interna, estimulando-os a compartilharem seus conhecimentos com toda a empresa é uma forma de valorizá-los e também reconhecer a importância deles para uma comunicação colaborativa.

Mas se as lideranças da organização só forem convencidas com a apresentação de dados, o diagnóstico de comunicação interna pode ser uma ferramenta poderosa. Além de trazer indicadores quantitativos, ele também revela as emoções que permeiam a organização. Muitas vezes, o diagnóstico apenas confirma o que os gestores de pessoas já percebiam. Ao trazer dados e depoimentos, reforçamos a necessidade de ações imediatas.

Envolvimento dos colaboradores

O envolvimento dos colaboradores na comunicação interna é essencial para trazer dinamismo, criatividade e pertencimento. Métodos e conceitos ligados à inovação podem ser aplicados nesse contexto. Uma abordagem interessante é a utilização de metodologias ágeis, como o design thinking, para envolver os funcionários na cocriação das estratégias de comunicação interna. Isso permite que compartilhem percepções, ideias e sugestões importantes.

Além disso, a criação de espaços físicos ou virtuais, como laboratórios de ideias, estimula os colaboradores a expressarem suas opiniões, sugerirem melhorias e colaborarem no desenvolvimento das estratégias de comunicação.

Iteração e melhoria contínua

Queremos manter a comunicação interna sempre fresca e dinâmica, não é mesmo? Aí entra a prática da iteração e da melhoria contínua. Em vez de adotar uma abordagem estática e inflexível, vamos incentivar a experimentação e a adaptação ao longo do tempo.

Teste, avalie e refine regularmente as estratégias de comunicação interna com base no feedback dos colaboradores e nos resultados alcançados. Identifique o que está funcionando bem, corrija eventuais falhas e otimize a comunicação interna de forma contínua. Tudo de forma muito ágil, para trazer um toque de inovação e diversão para esse processo.

Envolver os colaboradores na produção de conteúdo

Hora de dar voz aos colaboradores. Quando eles se envolvem diretamente na produção de conteúdo, algo mágico acontece. Eles se apropriam dos canais de comunicação interna e se sentem parte integrante deles. Permita que tragam dicas, histórias, artigos e outras formas de conteúdo.

Use a gamificação para reforçar campanhas educativas e estimule a participação ativa. Fotos, vídeos e outros materiais visuais são bem-vindos para criar uma experiência envolvente. Vamos deixar os colaboradores brilharem e fortalecer ainda mais o senso de pertencimento.

Ao criar uma comunicação interna vibrante e engajadora, transformamos o ambiente de trabalho em um lugar especial, cheio de conexões e entusiasmo. Com estratégias criativas, envolvimento dos colaboradores e um toque de diversão, podemos fortalecer a comunicação interna e encantar a todos. Lembre-se: comunicação é informar, falar e, acima de tudo, ouvir.

Vamos criar diálogos, construir confiança, ser transparentes e proporcionar liberdade de expressão. Juntos, podemos tornar a comunicação interna uma experiência mágica e inspiradora.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail