Siga nas redes sociais

Search

Como desenvolver as soft skills dos colaboradores

Igor Vazzoler Progic
Foto: divulgação

Por Igor Vazzoler, fundador e CEO da Progic.

Hoje em dia tem se falado muito das “soft skills” no trabalho, sendo fundamental por parte dos colaboradores dominarem habilidades comportamentais além das técnicas.

De acordo com o InfoJobs, que ouviu profissionais de RH do país, 77,2% dos recrutadores já consideram as hard skills e soft skills igualmente determinantes em processos seletivos. Enquanto para 20,3%, as soft skills já são mais importantes.

Ter essas habilidades e estar disposto a desenvolvê-las é uma característica muito promissora em um profissional e investir em aprimorá-las nos colaboradores pode trazer muitos benefícios para o ambiente de trabalho, a empresa e para os funcionários no geral.

Realizar treinamentos e oferecer capacitações são algumas das formas mais eficazes de desenvolver as habilidades comportamentais dos colaboradores.

Eles podem ocorrer tanto de forma online quanto de forma presencial, podendo ser direcionados a habilidades específicas, de acordo com as que os funcionários mais precisarem ou forem mais importante para o contexto da empresa.

A gamificação é outra excelente estratégia para estimular o desenvolvimento das soft skills de maneira mais lúdica e, justamente por causa disso, os colaboradores aprendem mais facilmente.

Ela consiste em utilizar elementos de jogos para engajar a equipe e para provocar a reflexão e a reação dos jogadores (ou, colaboradores).

Nós, seres humanos, aprendemos quando as pessoas validam ou “criticam” nossas ações no ambiente de trabalho.

Isto é, elogiar novas e boas iniciativas ou orientar melhores formas de fazer as coisas em determinadas situações pode acabar estimulando o desenvolvimento e a melhoria contínua das habilidades comportamentais.

Nesse sentido, o feedback deve ser construtivo, apontando pontos fortes e possíveis áreas de melhoria. Já o reconhecimento pode ser dado por meio de prêmios (seja bônus financeiro ou prêmios em equipe), elogios e agradecimentos.

Os programas de mentoria são aqueles em que um colaborador experiente se torna mentor de um funcionário com menos conhecimento ou que acabou de entrar.

Assim, o profissional mais experiente pode orientar e ensinar ao seu mentorado quais são as habilidades comportamentais mais necessárias para o sucesso no ambiente de trabalho.

Uma outra forma muito interessante de desenvolver as habilidades comportamentais dos funcionários é oferecendo informação sobre o tema por meio dos canais de comunicação interna da empresa.

Você pode enviar newsletters falando sobre a importância de determinadas habilidades no dia a dia do trabalho, das vantagens de se ter uma boa comunicação e dicas de como desenvolvê-las. Ou então colocar notícias e textos no mural, entregar panfletos e por assim vai.

Também é possível divulgar templates informativos na TV corporativa, explicando o que é cada habilidade comportamental e dicas de como desenvolvê-la.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail