Siga nas redes sociais

Search

Moda Amanhã conecta empresas e instituições de ensino superior que fazem parte do SCMC

Foto: divulgação.

No último dia 22 de julho, o Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) reuniu no Centro de Inovação Blumenau instituições de ensino superior de Santa Catarina, totalizando 50 pessoas entre estudantes e professores, para dar início à jornada do Moda Amanhã.

A conexão entre instituições de ensino e a indústria sempre fez parte do propósito do SCMC, o que transformou o cenário nestes mais de 18 anos de história e ações.

Estudantes dos cursos de moda, design e engenharia têxtil de diferentes partes do estado puderam conhecer melhor sobre a atuação do SCMC. Eles puderam se apresentar e compartilhar um pouco das suas visões sobre a indústria e os desafios de fazer parte do mercado profissional.

Nosso propósito é conectar estudantes e professores a nossa indústria e mostrar a eles que um dos caminhos para a transformação é de dentro da indústria, colocando a mão na massa, e que eles podem ser protagonistas das transformações nos próximos anos. Só compreendendo os desafios de hoje podemos criar um amanhã próspero para a indústria da moda e do design”, ressalta Rodrigo Zen, coordenador do projeto.

No decorrer dos próximos 7 encontros, vão se unir a profissionais da indústria, propondo inovações e novas oportunidades de negócios a partir de collabs entre as empresas associadas do SCMC, uma maneira de estimular a troca de experiências e expertises de mercado.

Até novembro, também vão participar de imersões e troca de experiências com os profissionais da indústria, além de oportunidades de empregos.

Nesta edição o número de participantes surpreendeu positivamente nos deixando entusiasmados, e com a dinâmica em formato de collabs que projetamos, além de toda metodologia focando no futuro da indústria que foi elaborada especialmente para o Moda Amanhã”, afirma Fernando Siebert, presidente do SCMC e sócio diretor da Coratex. 

O SCMC ainda inclui as instituições de ensino em sua programação fixa sempre direcionada a empresas associadas. Nos dias 11 e 12 de julho, tiveram participantes da Unifebe, FURB, UNIVALI, Senai Blumenau e ISFC Araranguá, em Porto Alegre, com o time criativo das empresas participando de uma programação rica em conteúdos com a Aerolito, Lojas Renner, Salão de Design Inspiramais e Grupo Arezzo&CO.

A aluna Victoria Almeida Pires, do curso de moda da UNIFEBE, está animada com o projeto, e fez parte da comitiva que foi a Porto Alegre na última semana:

Participar do projeto Moda Amanhã está sendo uma experiência incrível! Além de agregar no meu conhecimento profissional, está sendo uma ótima oportunidade de Networking. Já no primeiro dia, a apresentação do professor Rodrigo Zen expandiu minha visão sobre a indústria da Moda Catarinense, o que me deixou mais ansiosa para os próximos encontros“.

O professor Lucas da Rosa, coordenador do curso de moda da UDESC, faz parte da história do SCMC, participando dos projetos com seus alunos desde 2010. A plataforma sente um imenso orgulho por essa parceria de tantos anos:

A equipe do Curso de Moda da UDESC se sente honrada de participar da Plataforma Santa Catarina Moda e Cultura. No Projeto Moda Amanhã concretiza-se um ciclo de ensino, aprendizado e troca de experiências entre as empresas e instituições de ensino de moda de Santa Catarina”.

Os resultados dos projetos serão apresentados no dia 11 de novembro, em um evento final do SCMC, para empresários e convidados. Seis estudantes que mais se destacarem na jornada serão premiados com 4 dias de imersão durante a São Paulo Fashion Week, além de um roteiro cultural.

SOBRE O SCMC

O Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) é uma plataforma colaborativa que conecta empresas e universidades de moda e design para capacitar pessoas, fomentar a inovação, estimular ambientes pulsantes e ressignificar protagonismos. Em 18 anos de atuação, mais de 50 empresas catarinenses já passaram pelo SCMC e 25 instituições de ensino aderiram à plataforma através da participação dos seus alunos. Atualmente, 27 empresas fazem parte da plataforma: Altenburg, Audaces, Beagle, Blumenau Iluminação, Brandili, Cia. Hering, Círculo, Coratex, Dalila Têxtil, Delta Máquinas Fakini, Fundação Hermann Hering, Gerson Otto Empresarial, Grupo Cristina, Grupo Kamylus, Grupo Marlan, Grupo Romitex, HI Etiquetas, Karsten, Keiser Moda Intima, Meias LOA, Marisol, Oceano Surf Wear, Tecnoblu, Têxtil Lab, TonyFun e TRTêxtil. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail