Siga nas redes sociais

Search

Empresários lançam livro sobre gestão e futuro das cooperativas de crédito

Foto: divulgação.

Um conteúdo essencial para quem quer se aprofundar na gestão de cooperativas de crédito. O livro Cooperativismo de crédito – Gestão humanizada na Prática, de Adelino Sasse e Agnaldo Leandro Ábila, teve sessão de autógrafos nesta quarta-feira, 26 de julho, na Associação Renal Vida, em Blumenau.

Na obra, os autores abordam os conceitos mais contemporâneos da gestão de cooperativas, com foco nas qualidades humanas necessárias para chegar aos resultados, e narram as experiências de dois executivos que atuam há mais de 30 anos no setor.

Adelino Sasse é diretor de negócios da Central Ailos e Agnaldo Leandro Ábila é diretor executivo da Unicred Vale. Ambos administram estruturas que se destacam no cooperativismo de crédito do país.

Quando comecei no cooperativismo de crédito aos 17 anos, achava que era um trabalho como outro qualquer. Com o tempo, muitos dos meus ideais estavam conectados com a organização, e o sonho de ver um mundo mais abundante e inclusivo poderia ser construído aí”, afirma Adelino, apontando a promoção do bem coletivo pelas cooperativas como um fator a ser considerado pelo gestor de cooperativa.

Outro conselho útil ao executivo da área é manter os olhos abertos para a inovação:

Mesmo com experiência de aproximadamente 30 anos no cooperativismo, todos os dias tenho que aprender porque as necessidades dos cooperados mudam e a cooperativa não pode parar de inovar”, destaca Agnaldo.

Além de resgatar a história do cooperativismo, uma forma de organização considerada “moderna há quase dois séculos” pelos autores, o livro traz lições práticas sobre temas de interesse para todo gestor de cooperativa, como pessoas, governança, estrutura e relacionamento comunitário.

Um capítulo mostra as diferenças de propósito entre as cooperativas de crédito e os bancos e fintechs, e no final o leitor tem uma antevisão do futuro do cooperativismo de crédito.

A obra foi editada pela Vigia Editora e é indicado para guiar líderes e profissionais do setor que buscam a excelência na condução de cooperativas. Parte da renda com a venda dos exemplares será destinada para a Associação Renal Vida, centro de tratamento de doenças renais que atende pacientes de 75 municípios catarinenses.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail