Siga nas redes sociais

Search

6 benefícios do BPM: a transformação digital do RH

Foto: divulgação.

Por Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil.

Pessoas são a base de todo negócio de sucesso. É por isso que a gestão de pessoas é tão importante. A área de gestão de pessoas presta uma ampla variedade de serviços que impactam toda a organização e uma gestão eficaz destes serviços garante que a área funcione de forma fluida, evoluindo gradativamente.

Antigamente, todas essas atividades eram feitas em papel, depois, vieram os e-mails e as solicitações saíram das mesas das pessoas e foram parar nas caixas de entrada, também passou a se utilizar as planilhas para tentar organizar as atividades.

Por isso, a transformação digital certamente é alicerce para promover uma mudança importante na forma como as atividades são executadas, mas também está impactando na forma como as pessoas se relacionam e consequentemente como as áreas de gestão de pessoas prestam seus serviços.

BPM: O acelerador da transformação digital no RH

O BPM (Business Process Management), em português Gestão de Processos de Negócio, é um grande aliado na estratégia para gerenciar e melhorar o desempenho de um negócio por meio da otimização dos processos de negócios, e principalmente simplificando a execução, padronização, medição e melhoria. E estas são apenas algumas recompensas da automação dos processos das áreas de gestão de pessoas:

Melhor atendimento dos funcionários

Ao melhorar a interface com os usuários finais, simplificando a forma com que são atendidos, evitando que eles tenham que pedir várias vezes a mesma tarefa e permitindo acompanhar o andamento das solicitações em cada etapa com clareza.

Redução de papel e de custo

Com a automação e digitalização dos processos consequentemente reduzimos os tramites em papel e ganhamos eficiência operacional e redução de custos no dia a dia da organização.

Mais produtividade

Ao adotar uma tecnologia de BPM, além de evitar que papéis e e-mails sejam perdidos ou esquecidos, a equipe de gestão de pessoas tem mais tempo para gerenciar demandas realmente importantes.

Métricas para o processo

Definir metas e KPI’s nos processos de trabalho, além de ser essencial, certamente melhora a gestão de recursos e a tomada decisões para que seja mais assertiva, sempre baseada em dados.

Padronização:

Os processos padronizados possibilitam resultados mais rápidos e aumentam a qualidade na realização do trabalho. 

Redução de riscos: 

Com processos bem desenhados e monitorados, erros de execução e fraudes são cada vez menos prováveis.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail