Siga nas redes sociais

Search

O poder do exemplo

Crédito: Daniel Zimmermann

Por Roberto Vilela, consultor empresarial e estrategista de negócios.

Quem está à frente de uma equipe dentro de uma empresa enfrenta inúmeros desafios. Atrair, desenvolver, engajar e reter bons profissionais não são tarefas fáceis e podem ser ainda mais desafiadoras diante de mudanças que se impõem rapidamente, como a recente expansão do formato de trabalho híbrido. Entretanto, o principal desafio, ao meu ver, ainda é a capacidade de entender o poder do exemplo, ou seja, que as atitudes do líder impactam todos, direta ou indiretamente. 

Muitas companhias ainda carecem de líderes que compreendam o significado do seu papel. Pessoas que saibam se comunicar, se impor, respeitar, valorizar e fazer com que os colaboradores saibam que suas contribuições são importantes e, mais ainda, que saiba fazer com que seus liderados entendam o propósito de suas ações e queiram alcançar os mesmos objetivos da empresa. Um bom líder também é aquele que não acaba por ser demitido por colaboradores com potencial.

O valor de um líder vai além de suas habilidades técnicas e estratégicas. Ele é um elo de conexão entre a empresa e a equipe, por isso quando essa figura central não sabe o impacto das suas ações no comportamento dos demais, toda a equipe está propensa a cometer erros. Se deseja-se mostrar para a equipe que todos devem caminhar para a mesma direção é preciso fazer a frente.

E nesse sentido cada ação conta: seja o líder que estaciona o carro no lugar certo, que usa o uniforme, que chega no horário, que não fuma em lugar proibido e que não se aproveita do seu posto para obter nenhum privilégio. Nunca pense que uma cadeira diferente lhe dá direito a exceções, pois não dá. Ao contrário, aumenta a sua responsabilidade em ser um espelho para todos. 

Pois são nos detalhes que mostramos os nossos valores e é no comportamento do dia a dia que formamos a imagem que as outras pessoas vão ter de nós. Lembre-se que o exemplo se manifesta nas pequenas coisas. Os líderes que escolhem ser modelos de excelência, integridade e liderança autêntica têm o potencial de criar um ambiente de trabalho positivo e inspirador, onde as pessoas se sentem valorizadas e motivadas a alcançar o sucesso coletivo.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail