Siga nas redes sociais

Search

Um bom líder é capaz de inspirar equipes e transformar negócios

Matheus Danemberg, fundador da nav9
Foto: Luan Pedrotti

Por Matheus Danemberg, fundador e CEO da nav9.

Um líder enfrenta grandes desafios no mercado inovador, e passar para sua equipe suas ideias e se tornar uma fonte de inspiração são alguns deles. Um bom líder tem a habilidade de manter o time engajado com uma visão de futuro na qual o trabalho de hoje irá impactar o futuro, tanto no crescimento da empresa quanto no individual. Um líder precisa ter em mente que, dentro do contexto que está inserido, suas ações devem levá-lo a crescer. E, com isso, vem a responsabilidade do líder ajudar seus liderados a evoluírem em suas carreiras também.

De acordo com a Gallup, uma empresa global de análise e consultoria norte-americana, quando os funcionários confiam em seu líder, eles têm 4 vezes mais chances de serem engajados. E, quando uma equipe se sente mais envolvida e confiante em sua empresa, o desempenho e resultados de negócios aumentam.

A instituição ainda aponta que líderes que se comunicam de maneira eficaz com o restante da organização têm 73% menos probabilidade de se sentirem esgotados no trabalho, e estima que, no futuro, será fundamental apoiar e desenvolver líderes, uma vez que eles respondem por 70% da variação no engajamento de sua própria equipe.

E aí vem a dúvida: como desenvolver habilidades para ser um bom líder e ter uma equipe engajada? Primeiro, é preciso ter ciência de que nada acontecerá da noite para o dia, a experiência adquirida ao longo do tempo é fundamental.

Gosto muito dos conceitos apresentados no livro Feitas para Durar, de Jim Collins, que aborda um tipo de liderança e gestão de empresas que é totalmente focado no longo prazo. Vejo que aumentar o nível de comunicação e clareza entre os objetivos da empresa e da equipe fazem com que as pessoas acreditem no mesmo futuro que o líder, e se sintam engajadas e motivadas com o que tem por vir.

Antes de tudo, um bom líder não deve perder a sua identidade própria. Uma equipe precisa de uma liderança capaz de dar o norte e com a inteligência emocional em dia. Acredito que não há como conduzir uma boa equipe se não se conhecer e entender seus pontos fortes e fracos.

Sendo assim, é necessário respeitar a sua identidade própria para conseguir liderar com excelência. A inteligência emocional é um tópico que pra mim, e para muitas outras pessoas, é considerado o mais desafiador quando se trata em ajudar outras pessoas a se desenvolverem.

No meu caso, estar em um ambiente que sei que posso confiar nas pessoas, com feedbacks recorrentes e liberdade para expor meus sentimentos foi o que me fez cada vez mais entender sobre essa habilidade.

No dia a dia do processo de liderança você acaba se deparando com problemas complexos, interpessoais ou técnicos, e como responsável pelo time é papel do gestor gerenciar essas situações. É importante conhecer seu time e agir de maneira inteligente, isso pode ser, em alguns momentos, agir muito rápido e diretamente no problema, e, em outros, agir devagar e deixar que as coisas se resolvam a partir da equipe.

Saber gerenciar as tuas emoções é também um ato de responsabilidade com a saúde mental de cada membro do time. No meu caso, não posso deixar de adicionar aqui o processo de terapia com uma psicóloga com longa experiência trabalhando com executivos. Ter o auxílio profissional de alguém que entende o contexto que estou inserido acelerou esse momento de autoconhecimento.

Mas, para além da inteligência emocional, também precisamos olhar para a capacidade intelectual. Aqui estamos falando de esforço aplicado em leitura de livros, artigos, cursos e muita conversa com pessoas que já passaram pelo mesmo que você. Uma liderança precisa intencionalmente se desenvolver e buscar solucionar os seus pontos fracos. Por muito tempo me desenvolvi com um orçamento limitado e com conteúdos grátis na internet. Entretanto, assim que fui tendo a possibilidade de investir, uma parte considerável dos meus ganhos se voltaram para a atualização e evolução da minha capacidade técnica.

Agora, para se destacar no mercado competitivo, entender no detalhe qual resultado a organização espera que você e o seu time produzam é essencial. A partir disso, você pode encontrar uma forma de fazer todo mundo compreender esse objetivo, o que ajuda a equipe a avançar em direção ao resultado.

Um time unido, que entende qual briga está brigando, vai atingir os resultados e no caminho ter a evolução individual que todo mundo espera. Ter consciência de que o trabalho do líder é fazer o liderado crescer muda a forma como um time entrega resultado.

Um bom líder jamais coloca a responsabilidade de resultados ruins na sua equipe. Para conseguir liderar pessoas boas, a liderança precisa ter a experiência necessária para agregar valor ao seu time e ser resiliente. Acredito naquela frase popular: Quem não sabe fazer, não sabe mandar. Apenas trocaria o “mandar” por liderar.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail