Siga nas redes sociais

Search

Produção industrial cai 3,8% no primeiro semestre em SC

Foto: Martin Barraud/Caia Image/AdobeStock

De janeiro a junho, a produção industrial de Santa Catarina registrou queda de 3,8%, comparado ao mesmo período do ano passado.

Apesar do resultado negativo no semestre, em junho houve expansão de 2,6% em relação a maio, de acordo com a análise do Observatório FIESC, registrando o maior crescimento da indústria catarinense na análise mensal este ano.

A indústria metalúrgica cresceu 9,9% em junho, com o aumento do fornecimento para o mercado doméstico.

Santa Catarina é um importante fornecedor de produtos como fios de cobre, revestimentos de ferro laminados e de moldes metálicos para São Paulo e para os demais estados da Região Sul. Outro setor que se destaca no mês é o da fabricação de produtos alimentícios, que aumentou 8,1%, após queda em maio, impulsionado, principalmente, pelo aumento das exportações de carne suína, devido ao bom momento dos abates no estado”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

A indústria automotiva também apresentou dados positivos no mês, com crescimento de 1,1%, incentivado tanto pelo aumento do fornecimento de insumos para a Europa, como pelos incentivos governamentais para a produção local.

No semestre, o destaque é a indústria de produtos de borracha e material plástico, com crescimento de 5,7%. Esse bom desempenho está associado ao aumento do fornecimento nacional de embalagens plásticas para atender a indústria alimentícia.

Ao contrário da média no Brasil, nesse período, os setores de máquinas e equipamentos e equipamentos elétricos também registraram aumento na produção industrial, de 2,7% e 0,7%, respectivamente. Ambos foram incentivados pela expansão das vendas internacionais”, destacou Camila Morais, economista do Observatório FIESC.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail