Siga nas redes sociais

Search

Número de startups mapeadas cresce 49,65% em SC

Foto: Fabrício de Almeida

De acordo com o Startups Report Santa Catarina 2023, estudo realizado pelo Observatório do Sebrae Startups, houve um aumento expressivo de startups em Santa Catarina.

O relatório, divulgado de forma inédita durante o Startup Summit, mostrou que este ano o número de startups subiu para 1.947, o que representa um crescimento de 49,65%

No mapeamento deste ano, 36,27% do estado foi citado, com 29 novos municípios incluídos. O modelo B2B ainda lidera o modelo de negócio do estado, com 58,03%.

O porte de microempresa também é o maior na região, representando 66,99% das startups. Ainda, 47,46% das startups estão em fase de operação.

Com base nos dados levantados pelo estudo, o setor de tecnologia lidera com 12,50%, seguida por saúde e bem-estar (10,07%). Indústria e transformação representa 9,70%, enquanto crédito e finanças abrange 8,30% das startups. Varejo e atacado, educação e gestão e consultoria representam valores próximos, com 7,93%, 7,74% e 7,46%, respectivamente.

Estes números refletem a influência predominante da tecnologia e o crescente papel da saúde no cenário das startups, além de destacar diversos outros segmentos que as startups catarinenses atendem.

Santa Catarina é o terceiro estado que conta com mais startups atendidas pelo Sebrae, conforme o relatório.

Luc Pinheiro, diretor técnico do Sebrae em Santa Catarina destaca que o objetivo do mapeamento é aumentar o conhecimento dos atores dos ecossistemas de inovação e startups da região acerca da  realidade e as tendências do empreendedorismo inovador no estado:

“Para tomar decisões mais assertivas, baseadas em informações e análises focadas e precisas”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail