Siga nas redes sociais

Search

Tendências de tecnologia: as confirmações e as promessas do ano

Compartilhe

Foto: divulgação.

Como bem sabemos, o mercado de tecnologia está em constante evolução, e é importante estar atento às tendências para nos preparar e adaptar. 

Já que estamos nos aproximando, cada vez mais rápido, do final do ano, gostaria de trazer algumas tendências que continuam crescendo e algumas que mostram seu potencial, mas que ainda não se tornaram realidade no dia a dia corporativo, mas podem trazer diferencial competitivo.

A computação em nuvem não é uma novidade, mas continua crescendo em popularidade, já que o número de serviços que rodam diretamente em seu navegador cresce a cada dia, e deve seguir crescendo, pois atualmente é quase impensável a criação de um produto / serviço que não seja acessível através de qualquer dispositivo. Tornando a nuvem um caminho sem volta para quem desenvolve e para quem consome tecnologia atualmente.

A popularidade da nuvem engloba alguns de fatores:

  • A flexibilidade da nuvem permite que as empresas ajustem seus recursos de acordo com as suas necessidades, o que é essencial em um mundo em constante mudança.
  • A escalabilidade da nuvem permite que as empresas aumentem ou diminuam seus recursos computacionais de forma rápida e fácil, o que é importante para lidar com flutuações na demanda. 
  • E o custo-benefício da nuvem é um dos principais motivos pelos quais as empresas estão migrando para a nuvem. Não sendo necessário custos com servidores locais, manutenção e rotinas de segurança, por exemplo.

Com certeza a tendência que veio com mais força, velocidade e que com certeza não sairá mais de nossas vidas é a Inteligência artificial (IA), que está sendo utilizada em todas as áreas possíveis e imagináveis, de criadores de TikTok a detecção de doenças em estágios iniciais. 

A IA em conjunto com Machine Learning (ML) vem desafogando processos, automatizando tarefas e trazendo uma maior legibilidade a grandes volumes de dados, auxiliando em tomadas de decisões muito mais assertivas, assim como identificação de padrões e tendências.

E com o aumento de dados circulando na nuvem e sendo destrinchados pelas mais diferentes IAs, a preocupação com segurança se torna imprescindível, já que ataques estão se tornando cada vez mais sofisticados, a fim de acessar todo este volume de informações.Então investimentos em cibersegurança, de ferramentas a treinamentos, são essenciais.

E pelo lado das tendências que tem muita força, mas ainda precisam de maturidade podemos citar a Realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR), que são tecnologias promissoras, mas ainda não se popularizaram tanto quanto se esperava. Muito se deve ainda ao alto custo de hardware, no caso da VR, e o investimento em conteúdo, que tem muito valor agregado por ser em sua maioria composta por produções de roteiros, 3D e áudio. 

Mas é possível utilizar ambas as tecnologias de forma prática, com treinamentos, demonstração de produtos, e ações de ativação em feiras e eventos, para dar apenas alguns exemplos.

Outra tecnologia que tem potencial para revolucionar diversos setores, mas ainda está em seus estágios iniciais é o Blockchain. Já temos alguns cases e plataformas que tentam trazer maior proximidade da utilização prática da tecnologia ao dia-a-dia e é possível que ela ganhe força nos próximos anos à medida que mais plataformas começarem a implementar a tecnologia em suas rotinas, mas ainda há incertezas, principalmente sobre como a tecnologia será regulamentada.

Claro que assim como IA veio de assalto e dominou as rodas de conversas, de investimento e se tornou a queridinha de todas as plataformas de cursos, nada impede que alguma das tecnologias que não deslanchou ganhe força muito rápido, ou que algo totalmente novo surja da junção de várias delas, pois assim é o mercado de tecnologia, sempre aprendendo e evoluindo.

Compartilhe

Especialista em tecnologia com mais de 20 anos de experiência no planejamento, gestão e desenvolvimento de projetos inovadores.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail