Siga nas redes sociais

Search

O impacto das redes sociais na transformação do CRM: novas abordagens para engajamento e interação com o cliente

Businesswoman laptop using ,Social, media, Marketing concept.

As redes sociais revolucionaram a forma como as empresas se relacionam com seus clientes. Mais do que nunca, o relacionamento se tornou o principal elo entre marcas e consumidores. 

O Customer Relationship Management (CRM), tradicionalmente centrado em bancos de dados e interações por telefone e e-mail, passou por uma transformação significativa devido à ascensão das redes sociais. 

De acordo com um estudo do Electronics Hub, o brasileiro passa, em média, 9h em frente a telas, como computadores e celulares, ficando atrás apenas da África do Sul no ranking mundial. Desse tempo, cerca de 4 horas são dedicadas às redes sociais.

Com isso, empresas também passaram a se posicionar nesses ambientes. De acordo com uma pesquisa elaborada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), ao menos 7 em cada 10 empresas já atuam nas redes sociais, aplicativos ou internet para impulsionar suas vendas.

O desafio para as empresas passou, então, a elaborar estratégias para cada rede social, sendo as principais: WhatsApp, Facebook, Instagram, Youtube e Tik Tok. Ou seja, canais independentes, descentralizando o canal de atendimento, o que pode gerar demoras e, consequentemente, insatisfação.

Porém, existem ferramentas de integração que permitem otimizar esse contato e relacionamento, reunindo os aplicativos em uma única tela, facilitando a captação de novos leads e a coleta de dados.

Um exemplo é o Bitrix24, plataforma com mais de 12 milhões de empresas cadastradas no mundo. O espaço de trabalho on-line pode ser usado por um grupo de pessoas para vendas, marketing, gerenciamento de projetos e outras atividades. Possui CRM, tarefas, bate-papos, reuniões on-line e mais de 30 ferramentas, incluindo as redes sociais.

A ferramenta faz uma integração total com os canais de chat do Facebook, Instagram, Telegram e WhatsApp, trazendo mais eficiência operacional e melhorando a experiência do usuário.

Centralizar os canais de atendimento, incluindo as redes sociais, em uma única tela, oferece benefícios significativos, como uma melhor experiência do cliente, eficiência operacional, respostas mais rápidas, uniformidade de marca, controle aprimorado e economia de recursos.

Isso simplifica a gestão, facilita o acompanhamento e a análise de dados, reduz erros e permite uma escalabilidade mais suave, embora a implementação exija considerações cuidadosas das necessidades e recursos da empresa.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail