Siga nas redes sociais

Search

Como varejistas podem usar as redes sociais para atrair clientes, segundo diretor da Zucchetti

Foto: divulgação.

De acordo com uma pesquisa realizada pela multinacional italiana de softwares de gestão Zucchetti, em parceria com a Fecomércio/SC, ao menos 82% dos varejistas efetivam suas vendas nas lojas físicas. Na sequência, aparecem as redes sociais, apontadas por 57% dos respondentes como principal canal para fechar negócios.

Segundo o diretor da vertical de varejo e CTO da Zucchetti, Bernardo Rachadel, o cenário oferece uma oportunidade aos empreendedores: atrair clientes para a loja física por meio de estratégias de comunicação nas redes sociais e aplicativos de mensagem. Isso porque esses são os principais meios de comunicação usados pelos varejistas. Para a pesquisa, 96% dos entrevistados afirmou usar o WhatsApp para falar com consumidores e 57% utilizam as redes sociais.

Ainda que a pandemia tenha impulsionado o digital e alterado o padrão de consumo dos brasileiros, a loja física continua muito relevante no país. Isso não significa, porém, que a estratégia online deve ficar em segundo plano. Pelo contrário, ela deve integrar o processo de vendas dos varejistas”, explica.

Para ajudar os pequenos empreendedores que querem atrair clientes para lojas físicas e fechar negócios com ajuda das plataformas digitais, o diretor elencou 4 boas práticas. Confira abaixo:

Invista em anúncios locais

Uma boa estratégia é investir em anúncios direcionados ao público local. Para que as publicações das redes sociais sejam melhor direcionadas, é importante que os anúncios feitos nessas plataformas cheguem ao público correto, que está próximo ao espaço e que engaje com os produtos e serviços oferecidos. É indispensável monitorar os resultados dessas campanhas para ajustar as estratégias conforme necessário e garantir um retorno sobre o investimento eficiente.

Organize promoções exclusivas no espaço físico

Para incentivar que o cliente se desloque até o espaço físico, a realização de promoções exclusivas no local pode ajudar. Essas promoções não apenas atraem clientes, mas também criam uma experiência única que não pode ser replicada online. Além disso, ao oferecer descontos ou brindes especiais para quem visita a loja, cresce a probabilidade de fidelização e de recomendação boca a boca.

Crie programas de fidelidade e incentivos aos clientes

Por meio das redes sociais e aplicativos de mensagem, o varejista também pode promover esses programas e premiações, incentivando as pessoas a irem até a loja.

Aposte em conteúdo visual de alta qualidade

Na rede social, a imagem é tudo. Por isso, é uma boa prática publicar vídeos e fotos de alta qualidade que mostrem o ambiente da loja, os produtos e a equipe. Transmissões ao vivo e publicações instantâneas com demonstrações de produtos ou tours pela loja podem despertar o interesse e atrair seguidores para visitar o local.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail