Siga nas redes sociais

Search

Sul registra mais de 1 milhão de empresas inadimplentes em julho

inadimplência
Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

Foram registradas 1,075 milhões de empresas inadimplentes na região Sul em julho, segundo o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian.

O Paraná foi o estado com o maior número de registros, que foi de 419 mil. Santa Catarina também chamou a atenção pelo aumento no número de companhias inadimplentes em relação a junho, quase 5 mil a mais.

Na análise nacional, foram registradas 6,55 milhões de empresas inadimplentes no Brasil, um aumento de 33 mil companhias em relação a junho de 2023, mês em que também havia sido registrado recorde da série histórica do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian.

Essa elevação foi puxada pelas empresas de “Serviços”, com a maior parte das negativações (54,2%), seguidas por “Comércio” (36,9%).

De acordo com o vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian, Cleber Genero, a taxa de juros do país continua desafiadora às empresas.

“A inadimplência é o resultado da impossibilidade de arcar com os compromissos financeiros, o que chama a atenção para uma urgência na reorganização financeira das companhias para que uma perspectiva melhor surja nos próximos meses”.

O setor com mais dívidas inadimplentes em julho foi o de “Outros” (28,2%) que contempla contas com Indústrias, Terceiro Setor e Primário, seguido por “Serviços” (27,7%) e “Bancos e Cartões” (20,1%). O segmento com menor incidência de atrasos foi o de “Securitizadoras” (1,1%).

São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro lideraram o ranking dos estados com os maiores números de empresas inadimplentes. Já os 3 estados que menos registraram contas em atraso foram Roraima, Acre e Amapá.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail