Siga nas redes sociais

Search

Empresa vai investir R$ 600 milhões para construir novo porto em SC

Foto: divulgação.

A estrutura portuária catarinense deve receber um novo empreendimento nos próximos anos. A Imbituba Empreendimentos & Participações (IEP) trabalha para implantar o novo terminal marítimo em uma área de 275.000 m², localizada na Praia do Porto.

O investimento, feito pela iniciativa privada, deve chegar a R$ 600 milhões e a estimativa é que dobre a movimentação de cargas na região Sul do estado.

O projeto prevê que o terminal deve ocupar 272.000 m², incluindo o uso do espelho d’água, com um cais de 440 metros de extensão que pode receber até dois navios. A instalação das estruturas deve levar 48 meses e gerar mais 400 empregos diretos e indiretos. 

O novo porto vai receber cargas diversificadas, mas o projeto está sendo aperfeiçoado e deve, no início, priorizar grãos.

Além da geração de vagas de trabalho, a implantação e operação de um novo terminal contribui para a movimentação do comércio local e para a arrecadação do município, levando mais desenvolvimento para toda a região“, explica o empresário Roberto Villa Real, que está a frente do empreendimento.

A empresa possui a autorização da Antaq desde 2007, sendo renovada em 2017 com prazo indeterminado para implantação do terminal. Também possui a licença ambiental de instalação, concedida pelo IMA, atualmente em fase de renovação, e dá prosseguimento aos demais documentos.

O entrave para a construção está na liberação da área, que foi ocupada irregularmente nos últimos anos. A empresa busca na justiça a reintegração de posse para dar início às obras.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail