Siga nas redes sociais

Search

Empresa recebe incentivo da Finep para desenvolver fertilizantes inteligente

Foto: divulgação.

Empresa de Imbituba referência na produção de fertilizantes minerais e líder na industrialização e comercialização de sulfato de cálcio no Sul do Brasil, a MaxiSolo, divisão de nutrição vegetal da SulGesso, está investindo em pesquisas e no desenvolvimento de três novos fertilizantes sólidos granulados.

As tecnologias inovadoras, de alta eficiência e sustentáveis, serão elaboradas a partir da transformação de matérias-primas minerais nacionais, e contam com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além de parcerias com centros de pesquisas e universidades.

Uma das propostas, com início previsto para este mês de setembro, é voltada para a obtenção de bioinsumos de alta eficiência, baseados em microrganismos ativos imobilizados. As outras duas linhas de pesquisa também estão alinhadas com a inovação.

Os denominados sulfatos múltiplos integrativos e os fertilizantes reativos vitrominerais fosfo-potássicos serão fontes multinutrientes, ambos com aplicação via solo com liberação controlada e de eficiência agronômica aumentada, para maximização da fertilização do sistema solo – planta.

Eduardo Silva e Silva, diretor técnico da empresa, destaca que os projetos de PD&I pretendem diminuir a dependência da agricultura brasileira por fertilizantes importados, que atualmente é de mais de 70%, conforme dados recentes da Associação Nacional para a Difusão de Adubos (Anda).

O uso de fertilizantes reativos fontes de P e K, obtidos industrialmente pela transformação híbrida de minerais nacionais com potencial agronômico, via processos físicos, químicos e térmicos, traduz-se em uma excelente estratégia de substituição e/ou redução de fertilizantes produzidos no exterior. Investimentos em tecnologias eficientes e sustentáveis de bioinsumos são fundamentais para o país conseguir elevar sua produção agrícola e diminuir o cenário de incertezas no setor“, afirma.

Os novos projetos devem incrementar o portfólio da empresa, que é focado em soluções tecnológicas e inovadoras e apresenta uma linha completa de fertilizantes granulados e briquetados, voltada para a nutrição, condicionamento e fertilidade do solo, com aplicabilidade em todas as culturas agrícolas.

Matheus Mattos, gerente de PD&I, comenta que a MaxiSolo foi a única empresa do país com três propostas aprovadas e participa com cerca de 40% do valor do projeto com recursos próprios, como contrapartida financeira:

Conseguimos nos diferenciar em meio às quase 200 propostas de todo o Brasil que foram apresentadas. Nossos projetos se mostraram bem consistentes e inovadores“.

Ele relata ainda que eles estão alinhados com o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF 2050), ação do Governo Federal que visa diminuir a atual dependência do produtor rural brasileiro em relação aos fertilizantes importados e aumentar a produção nacional até o ano de 2050.

A exemplo de desenvolvimentos anteriores de novas tecnologias, estão previstas parcerias com centros de pesquisa para atuarem como prestadores de serviços especializados.

Nossa estratégia consiste em manter uma estrutura técnica de altíssimo nível, com profissionais de mestrado, doutorado e pós-doutorado, junto a institutos de ciência e tecnologias (ICTs) e universidades“, conclui.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail