Siga nas redes sociais

Search

Sul registra mais de 145 mil tentativas de fraude em julho

Crédito foto: Andre de Lima / Pixabay

Dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian revelaram que o Sul do país registrou mais de 145 mil ocorrências em julho. Na região, o destaque ficou com o Paraná, que foi protegido de mais de 57 mil investidas de criminosos.

A visão nacional mostrou que o Brasil sofreu 785.289 tentativas de fraude, um crescimento de 3,4% em comparação com o mês anterior.

O setor de “Bancos e Cartões” tornou-se o preferencial dos criminosos, pois 5 em cada 10 tentativas foram direcionadas ao segmento (51,5%), resultando em uma ocorrência a cada 6,6 segundos.

Na visão completa, depois de “Bancos e Cartões” (51,5%), o segundo lugar no ranking de segmentos preferidos dos criminosos para aplicação dos golpes foi o de “Serviços” (27,8%), seguido por “Financeiras” (15,8%), “Varejo” (3,6%) e “Telefonia” (1,4%).

O diretor de produtos de autenticação e prevenção à fraude da empresa, Caio Rocha, afirma que além de se tratar de um dos meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros, o uso do cartão em compras via e-commerces e marketplaces também facilita a atuação de criminosos por não necessitar de senha.

“O consumidor precisa ficar atento às dicas para se prevenir de golpes e é também papel das empresas investirem em soluções que validem, por meio de cruzamento de informações, se quem está usando o cartão é de fato quem se diz ser”.

No recorte por idade, os brasileiros com idades entre 36 e 50 anos foram os alvos mais frequentes dos fraudadores em julho, com 35,8% das investidas malsucedidas.

Apenas um estado não registrou crescimento no mês

O Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian também traz a visão por estados que, em julho, identificou crescimento de ocorrências em todos, exceto pelo Rio Grande do Sul (-0,8%).

A maior variação foi do Distrito Federal, (8%) que pulou de 18.120 registros para 19.065.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail