Siga nas redes sociais

Search

Sunset Policy: como manter a comunicação envolvente por e-mail

Dinamize
Foto: divulgação

Por Lívia Barreto, diretora de marketing da Dinamize.

Quanto mais contatos na lista de e-mails, melhor. Será mesmo? No mundo do marketing 4.0, em que a tecnologia norteia negócios e se transforma em um meio necessário para conectar marcas e consumidores, a busca por impulsionar resultados já não tem mais a ver com quantidade, mas sim qualidade.

Nesse sentido, a Sunset Policy, ou Política de Sunset, surge como uma abordagem inovadora de segmentação que proporciona benefícios expressivos tanto para os remetentes quanto para os destinatários.

Essa política se baseia na gestão das listas de e-mail em que os contatos inativos, aqueles que não interagem, nem abrem ou clicam na mensagem, são colocados numa lista de supressão após um determinado período.

Assim, é possível direcionar as ações da marca para quem realmente quer recebê-las, promovendo altas taxas de entrega e se concentrando em contatos engajados.

Com isso, as taxas de abertura e cliques tendem a subir e aumentam as chances de mais conversões e reconhecimento.

Como funciona na prática?

Para colocar essa iniciativa em prática, é importante entender o conceito de “tempo de corte”. Isso varia com base na frequência dos seus envios e no conhecimento do próprio negócio. É possível, por exemplo, optar por remover contatos mensal ou até trimestralmente.

Chance de reengajamento

Por outro lado, essa funcionalidade também abre espaço para o reengajamento. Ou seja, antes de aplicar a Sunset Policy à sua lista que não mais interage com a marca, dê a chance de reativar contatos, por exemplo criando uma campanha nesse sentido.

Reforce a importância do relacionamento e do valor que seus e-mails podem trazer, ofereça uma vantagem irresistível, como um desconto exclusivo, e forneça um link para que as pessoas possam confirmar que desejam permanecer na sua lista.

A Sunset Policy surge como uma luz no fim do túnel das mensagens por e-mail: mantém as campanhas envolventes, os contatos engajados e ainda pode promover a reintegração de potenciais clientes inativos. Portanto, não desperdice esforços. Direcione sua mensagem a quem realmente quer ver e agir.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail