Siga nas redes sociais

Search

Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul inclui programação voltada a empreendedorismo e inovação

Foto: RD Summit.

A Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul já tem a programação confirmada. Com o tema Como Viver Junto, a primeira edição do evento tem a proposta de promover a conexão entre a cultura e o empreendedorismo, duas características representativas do município.

A programação acontece de 19 a 29 de outubro, no Centro Cultural SCAR e Centro Empresarial CEJAS. A entrada é gratuita.

Temas como arte, modernismo, curadoria, inteligência artificial, planejamento financeiro, negritude e saúde mental estarão em pauta nos encontros.

Na área de negócios, diversidade e gestão de pessoas, está confirmada a presença de Nathália Rodrigues (Nath Finanças), empresária, administradora, escritora e youtuber que se tornou a única brasileira a ocupar uma posição no ranking das 50 maiores lideranças do mundo da revista americana Fortune.

Alê Garcia é outro nome confirmado. Um dos vinte creators negros mais inovadores do país, segundo a Forbes, e fundador do hub de cultura negra Casablack, discutirá sobre cultura, diversidade e negritude. O autor é finalista do Prêmio Jabuti e um dos vencedores do Prêmio Fundação Biblioteca Nacional.

Outro destaque é Christian Dunker, psicanalista e professor titular do Instituto de Patologia da Universidade de São Paulo (USP), autor dos livros Lutos finitos e infinitos e Uma biografia da depressão e vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Psicologia e Psicanálise em 2012.

A programação terá ainda Martha Gabriel, ícone multidisciplinar na América Latina nas áreas de negócios, tendências e inovação, que trará o tema Inteligência Artificial para os negócios (e para a vida). Ela é autora dos best-sellers Marketing Na Era Digital, Educar: A (R)Evolução Digital na Educação e Você, Eu e os Robôs, duas vezes finalista do Prêmio Jabuti.

Além deles, o evento terá a presença de Clarice Martins Costa, autora com 30 anos de experiência na área de gestão de pessoas, atualmente presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Lojas Renner, e integra o Conselho Deliberativo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e o Conselho de Administração do Grupo Panvel.

Segundo o coordenador geral, João Chiodini, a inspiração para o tema vem do filósofo francês Roland Barthes, que apresentou o tema em uma série de conferências no Collège de France, em 1976-1977:

A relação entre duas áreas e a integração da comunidade em prol da criação e do fomento de ideias, valores e projetos é o que trazemos inspirados em Barthes. Acreditamos que uma expressão de arte, como a literatura, e inovação social do empreendedorismo podem caminhar juntos. Ambas são formas de gerar impacto positivo para a sociedade”.

Haverá ainda apresentações teatrais e de música, contação de história, lançamentos e vendas de livros, entre outros eventos que celebram a cultura.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail