Siga nas redes sociais

Search

Toque de Midas não existe

Compartilhe

Foto: divulgação.

Quando um empreendedor experimenta o sucesso, é natural que ele comece a acreditar que tem o “Toque de Midas”. Ou seja, que tudo o que ele criar terá caminho fácil ao sucesso.

O famoso rei Midas, da mitologia grega, tinha o poder de transformar tudo o que tocasse em ouro. É daí que vem a expressão.

Cuidado, essa é uma armadilha perigosa.

Não há garantia alguma de sucesso, mesmo para os mais experientes. Empreender é uma jornada cheia de desafios e incertezas. Independente do que já fez, de quanto sucesso já tenha experimentado, sempre será preciso execução com coragem, disciplina e resiliência para alcançar o tão desejado sucesso.

A jornada que trilhamos na Hiper é motivo de muito orgulho para mim e para os outros founders, assim como para a absoluta maioria das pessoas que passaram pela empresa. Eu gosto muito de ver as pessoas que ajudaram a Hiper a chegar onde chegou colhendo os frutos da jornada que viveram conosco. Tem gente empreendendo e muitos que trilharam carreiras maravilhosas. É uma das coisas mais especiais que o empreendedorismo te proporciona: conhecer gente diferente e impactar vidas.

Mas o ponto central do que eu quero discutir aqui é o mito que existe a respeito do tal Toque de Midas. Eu vejo da seguinte forma:

  • Uma das principais ameaças é a autoconfiança em excesso, que leva o/a founder a ignorar conselhos, feedbacks e não aceitar as críticas. Prato cheio para egos inflados e arrogância, inimigos sagazes.
  • Outro perigo é a falta de capricho com os detalhes, dando pouca atenção a aspectos importantes de toda empresa como endereçar um problema real com o seu produto e gerar valor de verdade para o público-alvo.
  • A zona de conforto é também uma ameaça. Uma vez que o/a founder acredita que “os sucessos” do passado são suficientes para justificar seus próximos passos, logo é fácil se contentar com os resultados e ir com menos apetite para fazer algo que vá além do mais do mesmo.

Portanto, nada é mais aplicável a esse tópico do que manter-se firme no tripé que eu particularmente acredito que seja o gerador de empreendedores e negócios diferenciados: querer fazer algo grandioso + trabalhar duro + ter disciplina.

Eu estou trabalhando num novo projeto e voltando a empreender. Isso mesmo, estou fundando uma nova startup, uma fintech. Em breve, trago mais detalhes. Portanto, para mim e para você, fica o recado: não confie no Toque de Midas.

A chave para o sucesso não está em se apegar nos feitos passados, mas em manter a humildade, estar atento aos detalhes, aprender com os desafios e dar o seu melhor para fazer acontecer.

Compartilhe

Empreendedor

Leia também

Receba notícias no seu e-mail