Siga nas redes sociais

Foto: divulgação.

Por que tantos empreendedores reclamam da jornada?

Tiago Vailati

Tiago Vailati

Empreendedor

Nos últimos tempos falei com centenas de founders, nos mais diversos perfis de maturidade. Notei um comportamento que tem me deixado um tanto inquieto: há uma constante queixa do quão desafiador tem sido estar à frente de uma startup.

Os desafios do dia a dia (vendas, crescimento, atração de talentos, liderança, cultura, captação e relação com investidores, etc) têm sido interpretados como algo fora do comum para muita gente.

De fato são desafios complexos. Por outro lado, é natural na vida do empreendedor. Não tem jogo fácil para ninguém, nem mesmo para os mais experientes.

Será que isso é reflexo de como as pessoas enxergam o universo das startups de fora? Há uma visão distorcida sobre algo cheio de glamour, mais suave do que a vida de funcionário, um atalho para ficar rico com a venda da empresa?

Talvez. Afinal, o mundo das startups é frequentemente retratado dessa forma por aí. Temos, sim, bons casos de sucesso, histórias de fundadores que se tornaram milionários. Mas cuidado, pois é fácil se deixar levar por essa imagem e acreditar que empreender é algo simples, rápido e um atalho para melhorar de vida.

A realidade é bem diferente. Empreender é uma jornada desafiadora e cheia de altos e baixos. É preciso estar preparado (todo dia) para trabalhar muito, lidar com incertezas e enfrentar adversidades. Digo isso pela minha própria vivência.

Fundei a Hiper aos 25 anos, foi a minha primeira experiência empreendedora. No começo eu e meus sócios trabalhávamos facilmente 12 horas por dia, e em algumas fases, 7 dias por semana. Era comum passar noites em claro, preocupado com algum desafio da empresa.

Eu percebi que empreender é estar num desafio constante. Não importa o quanto você tenha crescido, sempre haverá novos desafios a serem superados.

Por isso, é importante ter uma mentalidade de crescimento, disciplina e estar disposto a trabalhar duro. Só assim você estará preparado para encarar os perrengues e não desistir.

Se você é um(a) founder ou pretende empreender, receba isso como um conselho: procure curtir a jornada! Tenha isso como seu objetivo maior. É uma escalada sem fim, mas quanto mais alta a montanha, melhor é a vista.

Você vai ser desafiado a todo momento, precisará crescer como pessoa ao mesmo tempo que quer ver sua startup crescer. A jornada vai trazer momentos difíceis, sem dúvida. Mas seja otimista, não seja mais alguém a reclamar da vida. O mundo precisa de empreendedores, quem tem coragem de inovar, gerar emprego e fazer coisas grandiosas.

Compartilhe o conteúdo

Leia também

Captação para startups: rodadas múltiplas ou foco no mínimo de investimento necessário?

Minha startup está pronta para um M&A?

O que as startups podem esperar do mercado de M&A em 2023

Receba notícias no seu e-mail