Siga nas redes sociais

Search

Por que tantos empreendedores reclamam da jornada?

Compartilhe

Foto: divulgação.

Nos últimos tempos falei com centenas de founders, nos mais diversos perfis de maturidade. Notei um comportamento que tem me deixado um tanto inquieto: há uma constante queixa do quão desafiador tem sido estar à frente de uma startup.

Os desafios do dia a dia (vendas, crescimento, atração de talentos, liderança, cultura, captação e relação com investidores, etc) têm sido interpretados como algo fora do comum para muita gente.

De fato são desafios complexos. Por outro lado, é natural na vida do empreendedor. Não tem jogo fácil para ninguém, nem mesmo para os mais experientes.

Será que isso é reflexo de como as pessoas enxergam o universo das startups de fora? Há uma visão distorcida sobre algo cheio de glamour, mais suave do que a vida de funcionário, um atalho para ficar rico com a venda da empresa?

Talvez. Afinal, o mundo das startups é frequentemente retratado dessa forma por aí. Temos, sim, bons casos de sucesso, histórias de fundadores que se tornaram milionários. Mas cuidado, pois é fácil se deixar levar por essa imagem e acreditar que empreender é algo simples, rápido e um atalho para melhorar de vida.

A realidade é bem diferente. Empreender é uma jornada desafiadora e cheia de altos e baixos. É preciso estar preparado (todo dia) para trabalhar muito, lidar com incertezas e enfrentar adversidades. Digo isso pela minha própria vivência.

Fundei a Hiper aos 25 anos, foi a minha primeira experiência empreendedora. No começo eu e meus sócios trabalhávamos facilmente 12 horas por dia, e em algumas fases, 7 dias por semana. Era comum passar noites em claro, preocupado com algum desafio da empresa.

Eu percebi que empreender é estar num desafio constante. Não importa o quanto você tenha crescido, sempre haverá novos desafios a serem superados.

Por isso, é importante ter uma mentalidade de crescimento, disciplina e estar disposto a trabalhar duro. Só assim você estará preparado para encarar os perrengues e não desistir.

Se você é um(a) founder ou pretende empreender, receba isso como um conselho: procure curtir a jornada! Tenha isso como seu objetivo maior. É uma escalada sem fim, mas quanto mais alta a montanha, melhor é a vista.

Você vai ser desafiado a todo momento, precisará crescer como pessoa ao mesmo tempo que quer ver sua startup crescer. A jornada vai trazer momentos difíceis, sem dúvida. Mas seja otimista, não seja mais alguém a reclamar da vida. O mundo precisa de empreendedores, quem tem coragem de inovar, gerar emprego e fazer coisas grandiosas.

Compartilhe

Empreendedor

Leia também

Receba notícias no seu e-mail