Siga nas redes sociais

Search

Existe uma noite entre dois dias

Compartilhe

Foto: S Migaj/Unsplash

Para nós todos que somos do clube das pessoas que querem fazer o seu melhor e não negamos um bom desafio, fica um alerta (em clima de Setembro Amarelo): no final do dia, somos todos humanos.

Isso mesmo. E como todo ser humano, por mais que nosso desejo seja fazer o melhor, também falhamos.

Não somos super heróis, mas sim seres formados também por fraquezas, momentos de baixa produtividade. Enfim, momentos que requerem calma.

Não dá para correr o tempo todo, nem aumentar a velocidade sempre.

Temos esse direito!

Estamos cada vez mais afoitos em querer tudo para ontem, estar conectado o tempo todo, disponível para tudo, ativos 24h por dia nos 7 dias da semana.

Durante este mês, também chamado de Setembro Amarelo, muito se falou sobre saúde mental e bem-estar, tema que tem exigido atenção redobrada nos dias atuais.

E saúde mental é sim uma pauta para as lideranças, das empresas minúsculas às big corps. Não podemos mais ignorar o assunto e pensar que cada pessoa que se cuide.

É perfeitamente compreensível que não se pode mudar os hábitos de cada indivíduo. Depende de cada um. Mas instruir e aconselhar já é um bom começo. 

Como líderes, ainda podemos rever a forma como nossas pessoas estão lidando com o trabalho e se de alguma forma a rotina das nossas empresas tem exigido comportamentos além do ideal para a saúde de cada pessoa.

Não é nada incomum ouvir relatos de profissionais que sentem-se pressionados a estar sempre disponíveis, mesmo fora de horário de trabalho. O ponto central da questão é: pressionados por quem?

Na grande maioria das vezes por si próprios, na ânsia de serem vistos como super-comprometidos. Como se o fato de estar offline os tornasse profissionais menos engajados com o propósito da empresa.

Cabe a cada um de nós saber se posicionar, criar os próprios limites, dar importância para a vida pessoal e parar de culpar terceiros por atitudes que requerem (primeiro) nossa própria postura individual. 

E quando a causa do descompasso vem da rotina imposta pela empresa, não pense duas vezes em movimentar-se para outro lugar. Novamente, a atitude é individual.

Chegou e-mail às 21h? Responder no ato ou no dia seguinte vai fazer alguma diferença para o resultado? Sente-se mal em não ficar de olho no que está rolando nos grupos de conversas da empresa?

O descanso é parte importante dos treinos preparatórios para qualquer esporte de alta performance. Sabe por quê? Repito, não dá para correr o tempo todo, nem aumentar a velocidade sempre.

Existe uma noite entre dois dias, e ela foi feita para desconectar, diminuir o ritmo, descansar o corpo e a mente. 

Grandes coisas são feitas com tempo, um passo após o outro, todos os dias.

Temos apenas uma chance de viver. Vamos nos permitir!

Leia outras colunas do Tiago Vailati clicando aqui.

Compartilhe

Empreendedor

Leia também

Receba notícias no seu e-mail