Siga nas redes sociais

Search

Startups, don’t panic!

Compartilhe

Foto: Markus Spiske/Unplash

O papo é reto e direto ao ponto com você que está liderando uma startup, seja você fundador ou não. Quero falar sobre o momento de agitação que vivem as startups nos dias atuais.

E mais, quero te pedir para ter calma. Sem pânico, por favor! Nas horas de turbulência, o capitão e sua tripulação têm a mesma responsabilidade: fazer a travessia.

Concordo que é mais fácil falar, mas o papo aqui é de empreendedor para empreendedor. Vamos procurar manter a racionalidade e vigiar o psicológico para que ele não neutralize a capacidade de seguir fazendo as coisas acontecerem.

Eu vivo no ecossistema das startups há mais de uma década, desde meados de 2011, quando tudo era mato por aqui. Já vi de tudo um pouco. Mas não paro de me deparar com coisas que me assustam, como os dias atuais.

Demissões em grandes volumes tem acontecido, expondo estratégias que poderiam gerar bons resultados, mas foram pegas no contrapé, com a virada no apetite do mercado de capital de risco.

Curva de juros para cima, fazendo com que o dinheiro mude de destino. Uma guerra (bem estúpida, por sinal) ocupando espaço no noticiário, eleições se aproximando… A lista é longa.

Enfim, motivos não faltam para corrermos para o alto da montanha e deixarmos nossos sonhos para lá! Mas, hey… empreendedor, erga a cabeça. Sem pânico, por favor!

Tudo passa, e para sairmos de pé do outro lado, basta não ficarmos pelo caminho. As melhores histórias de sucesso são contadas por aquelas pessoas que não desistiram. O pódio aceita somente quem persiste.

São em momentos como este que estamos vivendo que os profetas do apocalipse ganham palco, conseguem seus quinze minutos de atenção. Algumas coisas estão bem ruins mesmo, e isso joga a favor deles. Infelizes!

A jornada não é (e nunca será) uma linha reta rumo ao infinito. O mercado chacoalha, é inevitável. O que precisamos fazer, neste momento, é aceitar certas verdades inconvenientes. Preste atenção, pois há uma nova matemática no mercado, e o valor de mercado da sua empresa foi impactado. Poucos passarão ilesos.

Os dias atuais são resultantes de um período de irracionalidade, tempos de cegueira, movida pela ambição de despejar dinheiro em negócios sem dar muita atenção aos fundamentos, apostando em estar a bordo do próximo Google, Apple ou Amazon.

Vivemos um período de baixas taxas de juros, que forçou que o dinheiro fosse direcionado para outros tipos de investimentos, com maior risco, como é o caso das startups. 

Nos últimos anos, principalmente, acompanhamos aportes monumentais em startups, cujos fundamentos não condiziam com os valores de mercado que tais empresas acabaram registrando.

O mercado não perdoa, ele corrige na força bruta, é inevitável.

Não vamos ver a normalidade tão breve, mas isso não é motivo para pânico. As regras mudaram, a barra subiu, mas o jogo não acabou.

Meu conselho a você, que tem sobre os ombros a responsabilidade de liderar uma startup, é para que aceite a nova realidade, sem pânico. Algumas verdades são difíceis de digerir, mas faz parte!

Ajuste as contas, sempre há gordurinhas para eliminar nos gastos. Se a resposta estiver num eventual ajuste no quadro de pessoas e não há alternativas, faça. É dolorido, eu sei. Além do impacto nas vidas das pessoas, tem a enxurrada de críticas. Dolorido em dobro.

Mas, não abaixe a cabeça, todas as feridas cicatrizam e servem de aprendizado. Se houver a necessidade de captar dinheiro, faça. Considere, também, outras fontes de dinheiro, como venture debt e linhas de crédito. Mesmo que o valor da empresa seja afetado, sem dinheiro no caixa não há amanhã. 

Nem sempre o voo é suave, só não deixe de seguir seu caminho. Somos todos humanos, com emoções, medo e insegurança, mas há sempre um jeito racional de olhar para nossos desafios.

Empreender é um jogo de longo prazo. O mais difícil é manter-se firme diante dos percalços, das críticas, dos fracassos. Como empreendedores somos vidraça, e seremos sempre alvo das pedradas gratuitas. Aceite que isso também faz parte.

Porém, empreendedores idealizam o futuro, fazem coisas incomuns, impactam o mundo. Empreendedores miram no futuro, mas lideram e correm risco no presente, buscando construir a ponte para o sonhado futuro.

Portanto, mantenha os pés no chão, tenha fé e don’t panic, pois tudo passa!

Leia outros artigos do Tiago Vailati clicando aqui.

Compartilhe

Empreendedor

Leia também

Receba notícias no seu e-mail