Siga nas redes sociais

Search

Economia de SC teve o segundo maior crescimento do país em agosto

Foto: Lucas/AdobeStock

Santa Catarina registrou a segunda maior expansão da atividade econômica entre os estados em agosto, ficando atrás somente do Paraná.

O crescimento foi de 0,9% em relação a julho, na série livre de efeitos sazonais, enquanto a média nacional teve recuo de 0,8%, no mesmo período, mostra análise do Observatório FIESC.

A contribuição foi do setor agropecuário, principalmente pela alta produção de grãos, comparada à safra anterior.

O cultivo de milho, por exemplo, teve aumento na produção, a soja registrou expansão da área plantada e a pecuária apresentou bom desempenho.

De acordo com os dados da Cidasc, de janeiro a agosto, o estado teve alta de 4,5% no volume de frangos destinados ao abate, em relação ao mesmo período do ano passado.

A indústria também foi importante para o resultado do mês, motivado especialmente pela construção e seus setores fornecedores.

As obras de infraestrutura e os serviços especializados para construção movimentaram a geração de vagas formais em agosto no estado, com mais de mil empregos, além de impulsionar a produção em diversos setores na indústria de transformação, como a metalurgia, produtos de metal e o setor cerâmico”, explica o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

Outro fator que contribuiu para o resultado foi o consumo das famílias, impulsionado pela continuidade do processo de desinflação e pelo aquecimento do mercado de trabalho.

Na indústria, o reflexo foi sentido no fornecimento para o restante do país de embalagens plásticas e artigos descartáveis.

No comércio, houve crescimento nas vendas em super e hipermercados, enquanto nos serviços o destaque foi o setor de restaurantes, bares, hotéis, entre outros.

Apesar dos resultados positivos nessas atividades, no total do comércio ampliado houve queda de 0,4%, influenciada, sobretudo, pelo recuo nas vendas de bens de consumo duráveis e semiduráveis, como móveis e artigos para uso doméstico.

Esse recuo ainda é derivado dos efeitos do nível elevado da taxa de juros e a consequente restrição da disponibilidade de crédito na economia. O setor de serviços, em sua totalidade, também apresentou queda de 0,9% em relação a julho, principalmente devido à retração das atividades de transportes, armazenagem e correios”, ressalta Mariana Guedes, economista do Observatório FIESC.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail