Siga nas redes sociais

Search

Os debates sobre o imposto de herança ignoram a psicologia da questão

Foto: FAMILY STOCK/AdobeStock

Esses impostos podem ser praticamente irrelevantes para a economia, mas despertam sentimentos fortes sobre mortalidade e família.

À parte de culturas e políticas distintas, o que Rússia, Portugal, México e Canadá têm em comum? Nenhum deles impõe impostos sobre heranças.

Alguns países que, de outra forma, adoram tributar seus cidadãos, conforme medido pelas receitas fiscais em relação à produção, não impõem um imposto sobre herança. Suécia e Nova Zelândia como exemplos. A Noruega o aboliu em 2014. A Austrália fez isso quando eu ainda usava fraldas.

Por outro lado, existem países geralmente associados a regimes fiscais competitivos, como os Estados Unidos ou a Irlanda, que têm algumas das taxas mais altas de imposto sobre heranças ou propriedades.

Enquanto isso, a maior democracia do mundo, a Índia, tem uma taxa zero. O mesmo vale para a maior república socialista de partido único do mundo, a China. Juntamente com a Rússia, isso representa mais de um terço da população global. E essas nações não poderiam ser mais diferentes.

Claramente, os impostos sobre heranças não têm mais nada a ver com política. Já tiveram em algum momento – Karl Marx acreditava que eles deveriam ser cobrados a 100%. Por que eles ainda despertam sentimentos tão fortes?

No Reino Unido, por exemplo, uma pesquisa recente da Ipsos mostrou que os impostos sobre heranças são considerados os mais injustos de todos os impostos. Na verdade, duas vezes piores do que os impostos sobre bebidas alcoólicas.

Da mesma forma, os impostos sobre heranças e sobre as propriedades (o primeiro é pago pelo beneficiário, o segundo pelo falecido) geram quase nada para os governos, porque são extremamente progressivos, cheios de exceções e os ricos em sua maioria os evitam.

Esses impostos representam menos de 1% das receitas fiscais no Reino Unido, o que significa que cinco anos de arrecadação nem sequer pagariam o dinheiro desperdiçado no programa de testes e rastreamento da era da Covid. Nos Estados Unidos, os impostos federais sobre propriedades representam apenas 0,4% das receitas.

Ainda assim, isso é mais do que suficiente para comprar um porta-aviões da classe Gerald R. Ford, se isso agrada aos eleitores. Melhor ainda, apenas cerca de 2.500 propriedades teriam que pagar. Na verdade, apenas 370 das maiores propriedades dos Estados Unidos contribuíram com 11 bilhões de dólares dos 18 bilhões arrecadados em 2021.

De qualquer forma, poucas pessoas precisam lidar com impostos sobre heranças. Portanto, algo mais profundo deve explicar por que ainda discutimos sobre eles, e ainda mais, por que os detestamos.

Uma resposta é que os impostos sobre heranças irritam porque representam uma forma de dupla tributação. O falecido pagou impostos a vida toda. É injusto que a mãe ou o pai sejam tributados novamente.

No entanto, esse argumento é sem sentido quando aplicado aos impostos sobre heranças (embora seja válido para os impostos sobre as propriedades, que são pagos antes da distribuição). O beneficiário está sendo taxado por esse dinheiro pela primeira vez.

Outra razão pela qual os impostos sobre heranças e sobre propriedades são impopulares é que as pessoas sabem que eles são essencialmente impostos sobre a riqueza com outro nome. E se um governo pode tributar sua riqueza no momento em que você falece, por que não um ano antes, ou ao longo de toda a sua vida?

Há razões pelas quais os impostos sobre a riqueza fazem sentido. No entanto, eles são difíceis de vender, como os presidentes Emmanuel Macron e Joe Biden bem sabem. França, EUA e Reino Unido já têm um imposto sobre a riqueza – é apenas acionado pela morte.

Isso nos leva ao cerne psicológico da questão. Por mais irrelevantes que sejam os impostos sobre heranças no aspecto econômico, eles nos causam comoção devido à sua estreita associação com dois temas que dominam nossas vidas: a mortalidade e a família.

Você poderia adotar o ponto de vista do industrialista norte-americano do século XIX, Andrew Carnegie. Ele acreditava no dever moral dos impostos sobre propriedades para, em suas palavras, “produzir os resultados mais benéficos para a comunidade. É o mínimo que um milionário pode fazer após uma vida egoísta”.

Talvez. Mas o resto de nós está menos disposto a dar tudo. Uma força mais poderosa é o que às vezes é chamado de imortalidade simbólica – a conexão através do tempo entre gerações e o que elas deixam para trás.

Compartilhe

Investidor com extenso track record na indústria de investimentos alternativos e operações estruturadas. Venture Partner da FIR Capital.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail