Siga nas redes sociais

Search

Como se tornar um conselheiro corporativo?

Fernando
Foto: divugação

Por Fernando Poziomczyk, sócio da Wide Works.

Os conselhos corporativos vêm ganhando significativa notoriedade nos últimos anos. O que antes era restrito às grandes corporações, com capital aberto, hoje, vem se tornando cada vez mais comum também em empresas de médio porte, inclusive aquelas com gestão familiar.

Logo, é crescente o número de profissionais que desejam atuar na área, visto que são posições de destaque e status, além de oferecerem uma excelente remuneração em uma agenda de trabalho bastante flexível.

Entretanto, dada a característica estratégica da função, existem vários requisitos fundamentais para se tornar um conselheiro, das quais destaco os 5 principais:

1. Formação

Não há uma ciência exata para ocupar este posto. Ou seja, apesar de existirem bons cursos de formação de conselheiros, não há um estudo específico para quem deseja seguir a carreira.

Antes, o cargo era majoritariamente ocupado por ex-CEOs, muitas vezes como uma opção pós-aposentadoria.

Hoje, já é possível ver conselheiros mais jovens, seja atuando paralelamente à vida executiva ou migrando sua carreira. Independentemente da idade, todo conselheiro corporativo costuma ter uma educação de ponta, tendo não apenas uma formação acadêmica de alto nível, mas também uma experiência exemplar.

2. Experiência

O que forma um bom conselheiro é sua vivência ao longo da carreira executiva, acumulando o conhecimento necessário para analisar cenários diversos.

Normalmente, são profissionais que ocuparam posições de diretoria em grandes empresas, credencial que lhes rendeu espaço e oportunidades para criarem feitos expressivos, deixando importantes legados por onde passaram.

Antes, era comum que estes profissionais viessem de áreas como operações, tecnologia, finanças e comercial. Atualmente, além dessas, o grande destaque é para executivos com experiência em recursos humanos.

3. Comunicação e influência

Uma comunicação clara e persuasiva é fundamental para o profissional que almeja a posição de conselheiro. Falar de forma transparente, apontando caminhos e despertando reflexões, permite que o conselheiro seja ouvido e respeitado, gerando um forte poder de influência.

Pessoas prolixas, que tem um discurso desconexo e pouco assertivo, dificilmente prosperarão em uma posição tão estratégica.

4. Networking

Construir uma boa rede de contatos é importante não apenas para que o conselheiro ganhe credibilidade no mercado e conquiste boas oportunidades de carreira, mas também para que receba informações privilegiadas, que o auxiliem no aconselhamento de seus clientes.

Estar sempre cercado por pessoas de alto nível fará com que o profissional tenha uma disposição maior para fazer análises críticas e tomar decisões de modo qualificado.

5. Capacidade de aprendizagem

O bom conselheiro sabe que, embora tenha uma boa formação e elevada competência técnica, nunca sabe o bastante. É preciso consumir conteúdos diversos, em áreas de conhecimento diferentes, o que permite uma melhor capacidade de conexão e criatividade.

Aprender, desaprender, livrando-se de crenças limitantes, e reaprender de forma constante é a chave para se manter um profissional de alto nível, com ampla excelente para orientar seus clientes. Curiosidade, resiliência, foco e dedicação são características extremamente valorizadas.

Em suma, essa é uma posição que demanda um forte vínculo de confiança para que haja um bom desempenho. Ser um conselheiro corporativo tem se tornado um desejo de cada vez mais profissionais no mercado, mas estar bem-preparado para assumir este posto é o que faz a diferença.

É preciso muito preparo para atender as necessidades de cada empresa e, aqueles que se capacitarem devidamente, tem muito mais chances de êxito.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail