Siga nas redes sociais

Search

Notoriedade e liderança: entenda qual é o papel da líder carismática na construção do reconhecimento

Foto: Junior Schmitt

A notoriedade e a liderança são conceitos entrelaçados que, quando combinados de maneira eficaz, podem criar um impacto duradouro em equipes e parceiros de trabalho.

A liderança carismática, em particular, desempenha um papel vital nesse processo, sendo uma força catalisadora na construção da notoriedade.

A notoriedade e a liderança carismática formam uma aliança poderosa, onde a influência da líder se traduz em um reconhecimento duradouro.

Líderes notórios não apenas deixam sua marca nos negócios que lideram, e nos lugares que frequentam, mas moldam positivamente os ambientes/ecossistemas que estão inseridas.

Ao construir uma notoriedade autêntica, essas líderes não apenas se destacam, mas também iluminam o caminho para outras seguirem.

Escolhi abordar este tema aqui na coluna, justamente neste mês de dezembro, porque é quando muitas empresas costumam realizar avaliações de desempenho.

Minha intenção é explorar como líderes notórios podem influenciar positivamente suas equipes e seus stakeholders (parceiros estratégicos).

É uma oportunidade de uma auto análise, ou seja, de perceber se você é uma líder carismática na construção da sua notoriedade e das pessoas que convivem com você.

Carisma como atrativo da notoriedade

Líderes carismáticas têm uma qualidade magnética que atrai a atenção e o respeito. Seu carisma cria uma notoriedade instantânea, destacando-os em meio a outros líderes. Isso é crucial não apenas para o líder em si, mas também para a equipe que lidera.

Inspirando pelo exemplo

Líderes notórios não apenas falam, mas agem como catalisadores de mudança. Eles se tornam modelos a serem seguidos, inspirando suas equipes a alcançarem níveis mais elevados de desempenho. Essa demonstração de excelência contribui significativamente para a construção da notoriedade, pois as ações ressoam mais do que as palavras.

Comunicação fascinante

A notoriedade muitas vezes está ligada à habilidade de comunicar eficazmente uma visão. Líderes carismáticas são mestres na arte da comunicação cativante. Eles conseguem articular uma visão de forma envolvente, conectando-se emocionalmente com suas equipes. Essa habilidade de comunicação eleva a sua notoriedade como líder e da causa que representa em seu negócio, seja você uma empresária/empreendedora ou colaboradora/terceirizada.

Construção de relacionamentos significativos

Líderes notórios compreendem a importância de construir relacionamentos sólidos, dentro e fora do negócio.Não à toa estou sempre abordando a importância dos stakeholders. Essas líderes se conectam de maneira genuína com as pessoas ao seu redor, construindo uma base de apoio leal. Essa capacidade de construir conexões significativas contribui consideravelmente para a notoriedade, pois são os relacionamentos que sustentam a influência duradoura.

Impacto além das fronteiras do negócio

A notoriedade de líderes carismáticas transcende as fronteiras do negócio que lideram. Elas se tornam figuras reconhecidas em seus setores e, muitas vezes, na sociedade em geral. Esse impacto mais amplo não só enriquece a notoriedade pessoal da líder, mas também aumenta a visibilidade, a credibilidade e a reputação do seu negócio.

Influência positiva em tempos desafiadores

Líderes notórios brilham ainda mais em momentos desafiadores. Sua capacidade de liderar com resiliência e otimismo durante crises (como a da Covid, mais recentemente, por exemplo) reforça sua notoriedade e a confiança depositada nelas. Essa influência positiva é vital para inspirar confiança nas equipes e parceiros, o que fortalece ainda mais a sua notoriedade.

14 exemplos de líderes notáveis

Certamente, há muitas mulheres notáveis que se destacam como líderes em diversas áreas. As 14 mulheres que relacionei abaixo são exemplos de líderes notáveis em diversos campos, mostrando que a liderança feminina desempenha um papel fundamental em todos os aspectos da sociedade.

  • Angela Merkel: Chanceler da Alemanha, Merkel é conhecida por sua liderança na União Europeia e por sua habilidade em lidar com crises econômicas e de refugiados.
  • Jacinda Ardern: A primeira-ministra da Nova Zelândia ganhou reconhecimento global por sua resposta eficaz à pandemia de COVID-19 e por sua abordagem compassiva e inclusiva.
  • Kamala Harris: A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, fez história como a primeira mulher afro-americana e primeira asiático-americana a ocupar o cargo.
  • Christine Lagarde: Diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Lagarde é uma influente economista e líder financeira global.
  • Malala Yousafzai: Ativista paquistanesa pelos direitos das mulheres e da educação, Malala é a pessoa mais jovem a receber um Prêmio Nobel.
  • Michelle Obama: Ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama é uma defensora da educação, saúde e bem-estar das crianças e das famílias.
  • Gina Rometty: Ex-CEO da IBM, Rometty liderou a empresa em uma época de transformação digital e foi uma das líderes empresariais mais influentes.
  • Sheryl Sandberg: COO do Facebook, Sheryl é uma proeminente executiva de tecnologia e autora do livro “Lean In”, que aborda questões de liderança feminina.
  • Ruth Bader Ginsburg: A falecida juíza da Suprema Corte dos EUA foi uma pioneira na luta pelos direitos das mulheres e pela igualdade de gênero.
  • Oprah Winfrey: Uma das mulheres mais influentes do mundo, Oprah é uma apresentadora de televisão, produtora e filantropa conhecida por seu impacto na cultura e na mídia.
  • Mary Barra: CEO da General Motors, Barra é uma das poucas mulheres a liderar uma grande montadora de automóveis.
  • Ellen Johnson Sirleaf: Ex-presidente da Libéria, foi a primeira mulher eleita para a presidência de um país africano.
  • Aung San Suu Kyi: Líder política de Mianmar e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, conhecida por sua luta pela democracia.
  • Rosa Parks: Embora não seja uma líder política ou empresarial tradicional, Parks foi uma figura-chave no movimento dos direitos civis nos EUA ao se recusar a ceder seu assento no ônibus.

E, agora, vem a pergunta crucial: como está sua liderança? Te vejo semana que vem! Forte abraço.

Compartilhe

Empresária, palestrante, consultora, mentora e especialista em notoriedade. Mais de 20 anos de experiência em comunicação, notoriedade e marketing digital. Sócia fundadora e CEO na @halonotoriedade e fundadora do projeto educacional @vocemaisnotavel.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail