Siga nas redes sociais

Search

5 dicas para aproveitar ao máximo as mentorias de aceleração em 2024

Foto: Divulgação

De acordo com o relatório Panorama Tech na América Latina em 2023, o Brasil lidera o ranking de startups ativas com 33.489 empresas, representando 62,9% do total das companhias abertas. Se manter relevante em um mercado cada vez mais concorrido é um dos maiores desafios para os empreendedores. 

Para ajudar nessa jornada e a sanar algumas dúvidas e dores que muitas startups passam durante o ciclo de crescimento, Felipe Junges, analista de aceleração da WOW, uma das principais aceleradoras de startups do Brasil, que contribui com capital financeiro e intelectual ao longo de toda jornada das startups, lista cinco dicas de como as startups podem aproveitar ao máximo as mentorias de aceleração em 2024:

1. Foque no fit com seu negócio: Busque por um programa que tenha fit com a sua startup e com o momento atual do negócio. Entenda qual o mercado que sua startup atende, qual o estado atual da solução e das métricas da empresa, e o quão dedicado seu time está. A partir disso, procure por programas que atendam suas necessidades e que tenha fit com a maturidade da sua startup. Existem programas que atendem melhor startups ainda com a ideia no papel, sem até mesmo estar rodando um MVP, existem outros que apoiam com bastante smart money startups já operacionais, buscando adquirir seus primeiros clientes e validar a solução, ou começando a tracionar e  tentando atingir Product-Market Fit. Cabe ao empreendedor discernir sobre qual programa faz mais sentido em relação às suas necessidades, de forma que as mentorias consigam agregar mais valor também.

2. Abra o capô para a aceleradora: A aceleradora conecta startups com mentores de acordo com os desafios que elas enfrentam. Por exemplo, se a startup traz para a aceleradora algum desafio em vendas complexas, a aceleradora conecta esta startup com algum mentor que entenda bem de vendas complexas. Desta forma, o apoio da aceleradora fica mais personalizado, e os mentores conseguem ajudar os fundadores a entenderem que novas hipóteses e ideias eles podem testar e validar, ou que caminhos já foram testados antes e que não deram certo. A dica é a startup “abrir o capô” para a aceleradora e constantemente trazer os desafios que aparecem no dia-a-dia.

3. Seja proativo: Os mentores costumam ter agendas escassas, então é importante garantir ao máximo que os encontros aconteçam. Dessa forma, o empreendedor ser proativo e manter contato com o mentor para marcar novas reuniões é uma forma dele garantir que o processo siga rodando e agregando valor à startup. Além disso, é importante que o empreendedor envie um feedback pós-encontro para o mentor, para este entender o que pode ser melhorado na conversa, assim como ter uma anotação de o que foi discutido em cada reunião.

4. Aproveite os benefícios a médio e longo prazos:  Os benefícios variam de acordo com as necessidades e jornada de cada startup. As mentorias podem ter resultados práticos a curto prazo, quando tratam de desafios pontuais, ou a médio/longo prazo quando abordam temas mais estratégicos, por exemplo. Os empreendedores devem ser flexíveis e estarem abertos para reavaliar estratégias e abordagens conforme os insights dos mentores sempre que fizer sentido. Demora um certo tempo e muita validação de hipótese até a startup começar a escalar o seu negócio, e as mentorias agregam muito valor neste sentido caso os fundadores tenham as mentes abertas. Trazendo como exemplo, alguns anos atrás conectamos uma startup com um mentor com grande expertise no mercado que a startup buscava atingir. Este mentor trouxe sua experiência e suas visões sobre o futuro do mercado e, em algumas mentorias, a startup pivotou o seu modelo de negócio e começou a tracionar até se tornar um dos maiores cases da WOW até hoje. 

5. Troque figurinhas com outros empreendedores: As comunidades das aceleradoras não se resumem nos mentores, mas também nos próprios empreendedores acelerados. Muitos deles já passaram por desafios que outras startups ainda irão passar, e a troca de conhecimentos entre ambos costuma agregar muito valor. É uma forma do empreendedor se conectar facilmente a alguém que tenha dores semelhantes e gerar novas mentorias.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail