Siga nas redes sociais

Search

São Francisco do Sul registra movimentação recorde e se torna o maior porto de SC

Foto: divulgação.

São Francisco do Sul tem o porto que mais movimentou carga em Santa Catarina em 2023: nos 11 primeiros meses foram 15,3 milhões de toneladas.

O resultado, divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), permitiu ao porto do Norte catarinense ultrapassar os terminais portuários privados Portonave e Itapoá e significou um aumento de 30% com relação ao mesmo período de 2022.

A previsão é que até o final de dezembro, os embarques e desembarques de mercadorias cheguem a 16,5 milhões de toneladas, a maior movimentação da sua história.

Um dos motivos para o crescimento é a captação de novos clientes de diversos estados do Sul e Centro-Oeste do país.

A eficiência e a infraestrutura que o Porto de São Francisco do Sul oferece, graças aos investimentos realizados ao longo do ano por determinação do governador Jorginho Mello, têm gerado uma sólida relação de confiança com o mercado, ávido pelo cumprimento de prazos e tarifas competitivas”, avalia o presidente do porto, Cleverton Vieira.

Em julho foi aberto um novo acesso ao porto, com três novas balanças rodoviárias que agilizaram a movimentação de caminhões. Até então, com duas balanças, circulavam em média 500 veículos por dia. Atualmente, é possível atender até 1,5 mil caminhões diariamente.

O novo gate conta com tecnologia de ponta para a fiscalização de veículos. Entre as inovações está o reconhecimento biométrico dos motoristas, por meio da palma da mão, o que torna o primeiro porto público do país a contar com esse tipo de biometria.

Os constantes investimentos foram essenciais para o escoamento das cargas e, consequentemente, para o aumento na movimentação de mercadorias de forma segura e ágil”, explica.

O local exporta 80% de toda a soja produzida no estado e importa 42% de todo o aço recebido pelo Brasil.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail