Siga nas redes sociais

Search

Comercial e marketing serão prioridades em 2024, aponta pesquisa do LIDE e Economia SC

Foto: Jose Somensi/divulgação

O LIDE SC e o Economia SC, com curadoria da consultoria 8R Negócios, promoveram a segunda edição da pesquisa que capta a percepção dos líderes empresariais catarinenses sobre o cenário e expectativas para o próximo ano. No total, foram 278 respostas enviadas através de um questionário online.

Assim como na pesquisa anterior, 48% das lideranças destacam a área comercial como prioridade para para 2024. Na pesquisa do ano passado a inovação havia ficado em segundo lugar. Neste ano, aparece em terceiro, com 18%, e marketing assume o segundo lugar com 27%.

Em relação a resultados e projeções, 37% das empresas afirmaram que não bateram suas metas este ano. No entanto, 86% das empresas acreditam que crescerão em 2024, exatamente a mesma proporção da pesquisa do ano anterior.

Nesse sentido, 77% das lideranças afirmam ter um planejamento formalizado para 2024, e 83% dos empresários afirmam que suas empresas seguirão investindo em projetos de estruturação e crescimento.

Para Delton Batista, presidente do LIDE SC e RS, a pesquisa reflete o que se percebe no ambiente empresarial:

O ano de 2023 representou um ano de muita resiliência e aprendizado. Diversos fatores externos testaram a capacidade das nossas empresas de se adaptar e encontrar novos caminhos. 2024, no entanto, começa diferente: otimismo, perspectivas renovadas e um censo de união, planejamento e estruturação para retomada do crescimento“.

Os entrevistados foram questionados a resumir 2023 em uma palavra. Os termos mais frequentes foram “incerteza”, “superação” e “aprendizado”.

Quando questionados sobre uma palavra ou frase que represente a expectativa em relação ao próximo ano, os termos “crescimento”, “estratégia” e “planejamento” foram os mais recorrentes.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail