Siga nas redes sociais

Search

Definindo metas financeiras para 2024 (de um jeito diferente)

Foto: divulgação.

Você é do time que além de pular as sete ondas no Réveillon, também gosta de planejar metas para o novo ano?

Que tal aproveitar este início de ano para fazer de uma forma diferente a definição de seus objetivos financeiros?

Chegou o momento de dar um toque criativo às nossas metas financeiras para o próximo ano! E por isso, estreando a coluna no Economia SC, listei algumas maneiras de fazer isso, espero que te sirva como um guia ou que pelo menos te leve a refletir:

  • Controlando os impulsos: diminua o uso de redes sociais que te expõe ao consumo e influenciam suas compras por impulso. Filtre os conteúdos que acessa, deixe de seguir alguns perfis, se descadastre de listas de compras e newsletters de lojas, exclua alguns aplicativos de compras do seu celular. Isso vai diminuir sua vontade de gastar.
  • Colorindo o orçamento: Em vez de cortar gastos, que tal redesenhar o seu orçamento com uma abordagem mais divertida? Crie um “quadro financeiro” com cores vibrantes e imagens para visualizar suas metas de forma mais inspiradora e controlar seus gastos de maneira mais intuitiva sem precisar ficar anotando cada centavo.
  • Renda inusitada: já pensou em transformar seus hobbies em fonte de renda? Ou até mesmo explorar negócios criativos e empreendimentos pouco convencionais, buscando novas formas de enriquecer sua vida (e encher sua carteira).
  • Jogo das metas financeiras: Transforme suas metas em um jogo divertido! Estabeleça desafios financeiros mensais ou semanais com recompensas a cada etapa alcançada, tornando a jornada de alcançar as metas mais emocionante. Pequenas vitórias te darão um estímulo para continuar seguindo o plano.

Ao desafiar as formas convencionais de definir seus objetivos financeiros, você também ficará diante de uma nova possibilidade de ter uma melhor relação com suas finanças.

Trazendo uma referência para te estimular a testar esta nova forma de cuidar do seu dinheiro, eu cito uma frase de Albert Einstein: “insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes“.  

A ideia é não apenas atingir metas, mas tornar a jornada financeira mais leve, inspiradora e, acima de tudo, divertida!

Você está pronto(a) para romper com os padrões e conquistar objetivos financeiros de uma maneira mais original?

Vamos tornar 2024 o ano em que nossas metas financeiras transcenderão a barreira do papel e se tornarão realidade!

Compartilhe

Planejadora financeira que ajuda pessoas a conquistarem a tranquilidade financeira e multiplicarem seu dinheiro.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail