Siga nas redes sociais

Search

O ano começa após o Carnaval: estratégias financeiras para um novo começo

Foto: divulgação.

Passado os dias de folia, que tal aproveitar este momento para começar uma nova fase em sua vida financeira?

O “fresh start” ou “novo começo” é um conceito da psicologia econômica que descreve a oportunidade de RECOMEÇAR ou reiniciar algo. E isso pode ser uma estratégia muito útil principalmente quando se trata de finanças.

Podemos associar este termo a situações em que uma pessoa procura reorganizar suas finanças após enfrentar dificuldades, como endividamento, divórcio, perda de emprego ou qualquer circunstância que afete a saúde financeira, como uma mudança de cidade, migração de carreira ou nascimento de um filho.

Quem nunca usou de uma data comemorativa para finalizar uma etapa da vida e começar um novo ciclo? O ano novo, por exemplo, é o momento mais comum onde vemos este efeito acontecendo.

Há uma euforia instalada no mês de janeiro que instiga as pessoas a realizarem tudo o que não conseguiram fazer no ano anterior.

Dentre estas conquistas não realizadas, as campeãs que aparecem como metas de todos os anos são: ficar rico, sarado, fluente em outra língua e aprender a tocar um instrumento musical.

Nesta época do ano você ouvirá frases similares a: “Ano novo, vida nova”, “Novo ano, novas oportunidades!”, “Hora de recomeçar e fazer novos planos!”.

Sabendo então que este efeito gera uma reação química em nosso cérebro capaz de nos deixar mais propícios a fazer algumas mudanças, que tal se beneficiar deste efeito para conquistar uma vida financeira mais interessante em 2024?

Seja agora no início do ano ou até mesmo em uma data comemorativa para você (seu aniversário, por exemplo) aproveite a chance do “fresh start” para reestruturar dívidas, estabelecer novos hábitos financeiros e, principalmente, aprender com os erros do passado.

Vou te mostrar a seguir como o “fresh start” pode ser utilizado em suas práticas financeiras:

  1. Identifique os “furos no balde”: Comece identificando as causas das suas atuais dificuldades financeiras. Isso pode ser feito através de uma análise de suas despesas, identificação de padrões de gastos insustentáveis ​​e compreensão das razões por trás do seu atual endividamento.
  2. Planejamento Financeiro Sólido: Estabeleça metas financeiras claras e realistas. Sonhar é importante, mas se iludir é um desperdício de tempo. Se você está em uma situação de dívidas, renda limitada e zero dinheiro guardado, não coloque como meta viajar para as Maldivas na metade do ano. Isso só vai te frustrar! Troque isso por: criar uma reserva de emergência para 2 meses, priorizar os pagamentos da dívida X e Y, economizar 10% da minha renda regularmente.
  3. Negociação e Renegociação de Dívidas: Entrar em contato com credores para negociar condições de pagamento pode ser uma estratégia útil para liquidar dívidas de forma mais acessível.
  4. Fluência Financeira: Buscar conhecimento sobre educação financeira e dominar esta arte de cuidar do dinheiro é crucial para evitar cometer os mesmos erros do passado. Aprender sobre investimentos, gerenciamento de crédito e orçamento fortalecerão suas habilidades na gestão do seu dinheiro.
  5. Assuma um compromisso público: Se comprometer com alguém aumenta em 45% suas chances de obter melhores resultados. É por isso que as pessoas contratam um nutricionista ou treinador físico quando querem emagrecer. Elas sabem o que precisa ser feito, mas é o se comprometer com alguém que trás o resultado mais satisfatório.

O “fresh start” não é apenas sobre (re)começar, mas sim sobre aprender com as experiências passadas e adotar práticas financeiras mais saudáveis e conscientes para construir um futuro financeiro mais estável e próspero.

Essa abordagem pode ser uma oportunidade para um renascimento financeiro e para alcançar uma maior paz de espírito em relação às finanças.

Compartilhe

Planejadora financeira que ajuda pessoas a conquistarem a tranquilidade financeira e multiplicarem seu dinheiro.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail