Siga nas redes sociais

Search

BSC, OKR e PE: como essas siglas suportam a estratégia?

Foto: Daenin/AdobeStock

Em um ambiente corporativo/organizacional a estratégia é a forma como a corporação/organização planeja alcançar os seus objetivos e as suas metas, geralmente relacionadas ao crescimento, rentabilidade, participação de mercado, e posicionamento competitivo.

Os objetivos e as metas da corporação/organização devem estar sempre alinhados com a sua missão e a sua visão. As declarações de ambas possibilitam a clareza do entendimento do propósito atual na missão, já na visão o estabelecimento da direção futura.

Para praticar a missão e alcançar visão, a corporação/organização deve possuir um mapa afim de orientar o caminho ao qual os empreendedores, investidores, gestores, colaboradores e as partes interessadas devam acompanhar e/ou seguir, a este chamamos de mapa estratégico, que é a representação visual da estratégia de uma corporação/organização.

Demonstrar que o sucesso de uma corporação/organização não está apenas atrelado a medidas contábeis e financeiras é uma das funções do BSC (Balanced Scorecard), que é um modelo de gestão estratégica abrangente, que avalia a performance da corporação/organização além de medidas contábeis e financeiras e que suporta o PE (Planejamento Estratégico).

Ao se dividir a corporação/organização em perspectivas com medidas, vinculadas estrategicamente em uma relação causa/efeito é possível se medir a performance empresarial, se está buscando a prática da missão e o atingimento da visão, através do BSC (Balanced Scorecard).

Os OKRs (Objectives and Key Results), possibilitam uma gestão de metas eficiente desde o planejamento estratégico, passando pelos planos táticos até os planos operacionais. Eles possibilitam o desdobramento de metas a partir dos objetivos, medir e reavaliar de uma forma ágil possibilitando alinhamento estratégico, comunicação entre áreas, senso de propósito e engajamento dos times.

O principal objetivo do Planejamento Estratégico é o de garantir que todas as ações realizadas estão alinhadas as diretrizes estratégicas do negócio, em busca de resultados. Definindo assim os caminhos que a corporação/organização deva trilhar a fim de buscar a sua sustentabilidade e a perpetuidade no atual cenário do mundo dos negócios.

A fim de possibilitar que a sua corporação/organização, seja gerida de forma estratégica, neutralizando ou eliminando pontos fracos, potencializando os pontos fortes, mitigando riscos e aproveitando as oportunidades é importante que:

  • Se desenvolva um excelente Planejamento Estratégico
  • Deixe claro a missão e a sua visão de sua corporação/organização através de um mapa
  • Avalie medidas além das financeiras e contábeis
  • Desdobre suas metas de forma ágil com OKRs

Olhar para o presente pensando no futuro, analisar situações passadas buscando sempre novos caminhos para inovar, crescer, melhorar, se aperfeiçoar, tomar decisões baseado em dados, estas são algumas das tarefas dos profissionais que atuam estrategicamente, podendo fazer uso das metodologias e ferramentas acima explanadas em conjunto, ou de forma isolada, a fim de planejar e executar ações em um ambiente corporativo/organizacional, independente do seu porte ou do seu segmento de atuação.

Compartilhe

CEO da GMO Sistemas

Leia também

Receba notícias no seu e-mail