Siga nas redes sociais

Search

10 reports que apontam o que vai bombar em 2024 no universo do marketing de experiência

Foto: divulgaçao.

Não é novidade que o mercado de entretenimento vive um boom. De acordo com o Anuário Brasileiro de Marketing, em 2023 foram investidos cerca de R$ 100 bilhões em experiências de marca. Mas junto com o “pico” de interesse e o surgimento de novas agências especialistas, há a necessidade de rápida adaptação, considerando que o mercado muda conforme o comportamento humano.

Já que os estudos não podem sair da vida de qualquer profissional, selecionei para a minha primeira coluna aqui no Economia SC um kit com 10 relatórios de algumas das principais empresas do mundo apontando tendências nos segmentos de comunicação, marketing, pesquisas de mercado e opinião pública, eventos, tecnologia, design, entre outros.

Como a minha ótica sempre puxará para o mercado de ativações e eventos, planejei a curadoria pensando nas conversas que nós precisamos continuar a estimular em projetos de 2024.

Mas antes de tudo, preciso reforçar aqui que esses estudos não devem ser considerados inquestionáveis, verdades absolutas. De forma alguma. Precisamos entender que esses reports são visões das empresas que podem ser utilizadas por nós, profissionais da área, com atenção e responsabilidade. Estamos construindo esse futuro juntos. Bora pra lista?

1- WARC – Marketing – The 2024 Marketers Toolkit

A WARC nasceu como uma agência de publicidade e se transformou em um ecossistema internacional de soluções. O relatório divulgado por eles se baseou em pesquisas com mais de 1400 marketeiros de todo o mundo, além de entrevistas pessoais com líderes. O objetivo é trazer uma gama de ferramentas de planejamento e tomada de decisão.

2- Ogilvy – Tendências de influência de 2024 que você deve se importar

A Ogilvy é uma das maiores agências de publicidade do mundo. Este report fala especificamente sobre as novas possibilidades dentro da “creator economy”, a economia dos criadores de conteúdo.

3- Kantar Ibope Media – Tendências de mídia e previsões 2024

A Kantar IBOPE Media é a filial latina da Kantar Media, líder global em inteligência de mídia. O relatório traz as tendências e previsões baseadas em dados de consumo, desempenho e investimento de mídia.

4- Adobe – O guia de tendências criativas de 2024

Líder global em mídia digital e soluções de marketing digital, a Adobe aborda em seu report as principais tendências de design para potencializar o impacto criativo dos seus projetos.

5- Gensler – Previsões de design de 2024

A Gensler é simplesmente o maior escritório de arquitetos do mundo (em número de profissionais), e está em 53 localidades. O relatório aborda tendências de maneira responsável, e sempre faz as discussões se voltarem ao propósito do trabalho arquitetônico e artístico: construir (literalmente) um mundo melhor pelo poder do design.

6- Bizzabo – Top 7 tendências da indústria de eventos para 2024

A Bizzabo é uma reconhecida desenvolvedora de sistemas para a gestão e planejamento de eventos. O report considera pesquisas B2B feitas com profissionais que atuam no planejamento e produção de eventos em todo o mundo.

7- Gartner – Top 10 Tendências de Tecnologia Estratégica

Totalmente voltada a estudar o mercado de tecnologia, Gartner ficou amplamente conhecida pelo desenvolvimento de estudos de mercado que indicam os impactos de inovações tecnológicas no mercado corporativo. O documento fala sobre as tendências e aborda oportunidades, cases e o passo a passo de implantação.

8- Mintel – Tendências Globais de Consumo 2024

Britânica, a Mintel é uma das principais empresas de de pesquisas de mercado e opinião pública. Neste relatório, elenca as principais tendências de consumo que guiarão o comportamento dos consumidores em todo o mundo.

9- Thomson Reuters – 6 previsões de ESG para 2024

Quem nunca ouviu falar da Reuters, ainda mais no mercado de comunicação/jornalismo, não é mesmo? É apenas a maior agência de notícias e ferramentas baseadas em informações para profissionais do mundo. Neste report, a empresa traz perspectivas de ESG e afirma que o conceito saiu de “moda” e se tornou “obrigação”. Ainda mais em projetos de eventos e experiências, viu?

Bom, e se você estiver ávido/a por mais e mais relatórios, criei um guia com 42 reports de tendências para o ano. A lista completa você pode acessar aqui neste link. De qualquer forma, o top 10 que elenquei aqui está ótimo para o início dos estudos. Espero que todos tenhamos um 2024 cheio de trabalhos cheios de propósito.

Compartilhe

Fundadora da Hit, agência de publicidade e relações públicas especialista em eventos, ativações de marca e press trips.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail