Siga nas redes sociais

Search

O poder de conectar marcas a pessoas através de boas histórias 

Foto: divulgação

Por Fábio Schmitz, publicitário e diretor de novos negócios da Seven Comunicação Total.

Todo mundo tem na memória alguns comerciais que marcaram fases da vida ou, vez ou outra, se pega cantarolando uma música que ouviu em algum. E quem não se emociona ou se diverte nos fins de ano ou nas vésperas de Copas do Mundo com comerciais feitos especialmente para as datas? As pessoas tendem a se conectar mais facilmente com as marcas, quando são envolvidas por uma história, independentemente de onde ela é contada, o que faz do que chamamos de storytelling uma técnica atemporal e aplicável a qualquer situação em que se queira oferecer algo a um público.

Seja qual for o cenário publicitário, duas coisas nunca deixarão de ser importantes: a primeira é a criatividade e a segunda é a capacidade de contar uma boa história. Por isso, neste dia 1º de fevereiro, em que comemoramos o Dia do Publicitário, é importante destacar esses dois atributos que ajudam a moldar a carreira de um profissional.

Desde muito tempo, o ser humano tem utilizado a narração de histórias como forma de comunicar, transmitir valores, ensinamentos e experiências de geração em geração. Na publicidade, essa técnica é habilmente empregada para envolver os consumidores em uma narrativa que vai além das características do produto ou serviço anunciado, buscando conectar-se com os desejos, aspirações e preocupações do público-alvo. Ao invés de simplesmente listar os benefícios dele, a publicidade os contextualiza dentro de uma história envolvente. 

É possível vender um detergente dizendo que ele remove manchas, mas ele se torna mais atrativo frente aos concorrentes quando se conta a história de uma pessoa lutando para manter as roupas de sua família impecáveis, destacando como o produto a ajudou a superar desafios do dia a dia. Da mesma forma, mostrar como o acesso ao ensino pode ser a realização do sonho de um jovem e como isso irá mudar a vida dele, chama mais atenção do que apenas anunciar que estão abertas as inscrições em uma universidade.

Quando uma história ressoa com as experiências e emoções do consumidor, ela se torna memorável e inspira uma resposta emocional, o que pode influenciar positivamente suas decisões de compra. 

Com o surgimento de novas plataformas e mídias, as marcas têm mais oportunidades do que nunca para contar suas histórias de maneiras inovadoras e envolventes, pois passam a ter mais espaços para chegar a seus públicos de maneira segmentada e rápida. 

Ainda nesse contexto, a habilidade de contar boas histórias se torna ainda mais fundamental na publicidade. Com as pessoas saturadas de mensagens de marketing, é a capacidade de envolver emocionalmente o público que faz com que uma marca se destaque e seja valorizada pelos consumidores. Histórias bem contadas têm o potencial de construir conexões duradouras com o público-alvo.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail