Siga nas redes sociais

Search

Investir na marca é a melhor estratégia

Compartilhe

Foto: Daniel Zimmermann/divulgação.

Todos nós sabemos o quanto é desafiador posicionar e construir uma marca no Brasil. Você que é empresário, empresária, ou responsável pela gestão de uma marca: O quanto é investido hoje, na sua empresa, para construir a marca?

Você sabia que, segundo o Gartner, a média global de investimento em Marketing, considerando todos os segmentos, é 9,1% da receita das empresas? E, dependendo do segmento, o investimento é muito maior. Na área de moda supera os 15%. E na tecnologia pode superar 20%. Essa é a média global. Tem empresas que investem muito mais do que isso. 

Na sua empresa, qual porcentagem do faturamento é investida hoje no marketing? O desempenho da marca é diretamente proporcional ao investimento que é feito nela. Mas apenas jogar dinheiro não adianta. É preciso posicionar e gerenciar a marca de forma precisa. É preciso criar estratégias e realizar ações que geram valor de marca. 

Marcas fortes superam o desempenho dos concorrentes, e especialmente para marcas de consumo continua a ser um critério crucial de decisão, mesmo em meio a um estado de incerteza devido a múltiplas crises econômicas e políticas.

O que significa isso? Que nos momentos mais complicados, as pessoas se apegam às marcas, que é onde elas têm mais segurança, reconhecimento e satisfação. 

Depois dos atributos do produto, a MARCA é o fator mais importante na decisão de compra dos clientes. A relação com as marcas continua sendo muito importante e precisa ser cuidada com muito carinho. 

Estamos passando o Carnaval, época que muitos no Brasil ainda consideram como o verdadeiro início do ano… Como o orçamento de marketing da sua empresa vai se comportar ao longo de 2024?

Algumas recomendações importantes para uma boa gestão da marca:

Planeje com critério o orçamento de marketing. Pense em termos de investimento e retorno. E, quanto melhor for o investimento, maiores e mais consistentes serão os resultados. Considere que a Marca é um ativo e precisa ser tratada como tal. Branding não é apenas um nome da moda. É um processo constante de posicionamento, gestão e criação de valor para a marca. Demanda acompanhamento constante e alinhamento estratégico, tático e operacional para realmente fazer a diferença. Esse processo leva tempo, mas, a partir do momento que está bem estruturado, ajuda a acelerar os resultados e faz a marca crescer de forma consistente ao longo do tempo, a partir de conexões fortes com as pessoas. 

Defina estratégias alinhadas ao posicionamento da marca. Se a marca ainda não tem um posicionamento claro, essa é a hora de começar. Marcas bem posicionadas têm mais sucesso no mercado. É fato. A marca precisa entender profundamente o que ela é e, principalmente, o que ela não é. Nenhuma marca consegue agradar a todos, e as pessoas querem marcas que sejam distintas, que tenham personalidade e se alinhem com seus propósitos. 

A tecnologia é fundamental, mas ela não funciona sozinha e não resolve todos os problemas. Inteligência Artificial e outros recursos podem e devem ser usados. Mas para isso acontecer, é preciso ter gente capacitada guiando o processo, com objetivos claros e o cliente no centro de tudo.  

Invista em talentos humanos e cerque-se de profissionais competentes. Se o seu time ainda não estiver totalmente formado, considere contratar profissionais especializados, com consultores, por exemplo. O olhar externo ajuda a ter uma visão mais clara do que está acontecendo dentro da companhia em relação ao mercado, fora da rotina do dia-a-dia. Essa visão ajuda a aumentar muito as chances de sucesso da marca no mercado. 

2024 pode ser o grande ano da virada da sua marca. Investindo de verdade na sua marca, com estratégia e foco nos objetivos, você aumenta muito a probabilidade dos resultados realmente acontecerem mesmo no cenário complexo que vivemos. E esse investimento vai dar frutos muito além deste ano, preparando bases sólidas para o futuro.  Vale a pena investir na sua marca. 

Compartilhe

Estrategista de marcas, especialista em inovação de marketing e fundador da Nexia Branding.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail