Siga nas redes sociais

Search

Porto público de SC é o 7º maior do país

Foto: Eduardo Valente/GOVSC

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) confirmou esta semana que o Porto de São Francisco do Sul alcançou o sétimo lugar no ranking dos maiores portos públicos do Brasil.

Os dados oficiais, divulgados pelo Ministério da Infraestrutura, mostram que o terminal do Norte catarinense subiu 2 posições com relação ao ano anterior, quando se encontrava em 9º lugar.

A partir de uma determinação do governador Jorginho Mello, procuramos alinhar os interesses de todos os agentes envolvidos na operação portuária, com diálogo e planejamento, procurando adotar medidas rápidas para corrigir algumas demandas que limitavam a movimentação de cargas e que há anos aguardavam solução”, ressalta o presidente do porto, Cleverton Vieira.

O avanço foi consequência da movimentação histórica do ano passado, quando embarcou e desembarcou 16,8 milhões de toneladas de mercadorias, um aumento de 33% quando comparado com o ano anterior.

As exportações foram responsáveis por 60% do fluxo de produtos que passaram pelo porto, com 10,2 milhões de toneladas. Os maiores volumes operados foram de grãos, com 9,6 milhões de toneladas, seguido pelo óleo vegetal (250 mil litros) e madeiras (196 mil toneladas).

As importações alcançaram 4,2 milhões de toneladas, com destaque para os fertilizantes (2,8 milhões).
Já o desembarque de cabotagem, movimentado pelo arrendatário Tesc, chegou a 2,5 milhões de toneladas, impulsionado pelos produtos siderúrgicos provenientes do Espírito Santo e que abastecem principalmente a empresa Arcelor Mittar.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail